A secretaria Municipal de Saúde (SMS), através do Centro de Referencia em saúde do Trabalhador de Petrolina (CEREST), realizou na última semana, mais visitas às unidades do interior do município. Obedecendo ao disposto no Art. 15 – II da portaria 1.823/2012 que institui a Política Nacional de Atenção a Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora, o CEREST orientou as pessoas sobre a importância nos cuidados à saúde das pessoas.
Na iniciativa, a coordenadora da unidade, Maria do Carmo Araujo, disponibilizou kit’s que orientam os trabalhadores de Petrolina sobre direito e deveres na saúde do trabalhador. Folderes indicativos do Centro de Apoio ao Trabalhador – CAT / INSS e IGPREV; Questionário de coleta de dados do perfil produtivo do trabalhador inserido no território visitado, fichas de Notificação do SINAM “Agravos Relacionados ao Trabalho”.
A coordenadora fala sobre a atenção a saúde do trabalhador de Petrolina. “Sabendo que a Atenção Básica à Saúde é a porta de entrada do trabalhador no Sistema Único de Saúde (SUS), o CEREST/Regional – Petrolina visita às Unidades de Saúde da área Irrigada N5 e C3 e Uruás na área de sequeiro, com o objetivo de esclarecer sobre a importância do CEREST Petrolina e orientar a população com a distribuição de formulários”, concluiu.
Texto: Aurílio Marcos