Na última semana a coordenadora do Centro de Referência à Saúde do Trabalhador de Petrolina – CEREST, Maria do Carmo Lima Araújo Santos, esteve em Recife onde participou do curso “Benzeno: Riscos, Efeitos sobre a Saúde e Estratégias de Prevenção”, promovido pela Fundação Jorge Duprat Figueiredo de Segurança e Medicina do Trabalho (FUNDACENTRO).
O encontro teve o intuito de discutir a implementação de instrumentos e medidas de controle do benzeno, uma substancia cancerígena, visando minimizar ou eliminar os riscos à saúde dos trabalhadores. “O benzeno tem sua toxidade reconhecida desde 1897, a intoxicação pode surgir, e seus efeitos podem ser vistos desde a diminuição das células sanguíneas ate a leucemia. O curso foi de extrema importância para ajudar na resolução dos agravos nos trabalhadores expostos à substância”, contou a coordenadora Maria do Carmo.
O benzeno é uma substância tóxica usada como matéria-prima na produção de muitos compostos orgânicos importantes como fenol, anilina, plásticos, gasolina, borracha sintética e tintas, presentes em diversos processos e ambientes de trabalho. A exposição contínua ao agente químico causa alterações no funcionamento da medula.
O curso foi ministrado pelas pesquisadoras Arline Sydnéia e Luiza Maria Nunes Cardoso, que fazem parte da Comissão Nacional Permanente do Benzeno.
Fonte: ASCOM SMS/PMJ