Dezessete escolas da rede municipal de Petrolina foram premiadas esta semana em cerimônia de certificação das unidades de ensino que participaram do Sistema de Avaliação Educacional de Pernambuco (Saepe) nos anos de 2021 e 2022. Através de um trabalho conjunto de ações e projetos, o reconhecimento veio para consolidar o município, mais vez, como destaque entre os sete que compõem a Gerência Regional de Educação (GRE) do Médio São Francisco. O evento foi realizado no auditório do Colégio Nossa Senhora Maria Auxiliadora e contou com a presença de gestores e secretários municipais.
A avaliação externa busca estimar o desempenho dos estudantes das instituições em diferentes áreas de conhecimento e níveis de escolaridade, além de ajudar os gestores escolares no desenvolvimento de políticas educacionais e para o fortalecimento da qualidade da educação pública no Estado. Em 2021, a Escola de Tempo Integral Juarez Clemente Canejo alcançou o 1º lugar em Língua Portuguesa no 9º ano do Ensino Fundamental. Em 2022, entre as várias escolas premiadas, vale destacar a unidade que hoje é de Tempo Integral, José Fernandes Coelho – que atingiu nível desejável no 2º ano do Ensino Fundamental em Língua Portuguesa.
Já a escola José Martins de Deus, localizada em Cristália (zona rural), em 2022 ficou com o 1º lugar no 5º ano em matemática, e teve o crescimento de 59,8%, comparado ao seu desempenho de 2021. Outra colocação bastante comemorada por Petrolina foi o 1º lugar em língua portuguesa do 9º ano no ranking regional, com a nota 248, 3. A secretária de Educação, Cultura e Esportes, Rosane da Costa, reconheceu o empenho de todas as unidades de ensino da rede municipal em ofertar uma educação de qualidade que Petrolina merece.
“Preciso enaltecer o grande trabalho realizado pelas escolas da rede municipal de Petrolina, que em muitas categorias levou o pódio inteiro, garantindo primeiro, segundo e terceiro lugar, entre todas as escolas da regional. Estamos felizes e conscientes que temos que comemorar, mas há muito ainda a ser feito, sonhamos com uma rede que oferte qualidade em todas as unidades escolares para todos os alunos. Não tenho dúvidas que estamos e seguiremos no caminho certo, sob a orientação do prefeito Simão Durando, pisando com passos firmes na busca por melhores condições de ensino e de aprendizagens”, pontuou Rosane.
As premiadas
Confira o nome das Escolas Municipais que foram premiadas:
Escola Municipal Camila Branco de Almeida;
Escola Municipal de Tempo Integral José Fernandes Coelho;
Escola Municipal de Tempo Integral Juarez Clemente Canejo;
Escola Municipal de Tempo Integral São Domingos Sávio;
Escola Municipal Dom Antônio Malan;
Escola Municipal Félix Manoel dos Santos;
Escola Municipal Jacob Ferreira;
Escola Municipal João Ferreira Gomes;
Escola Municipal João Rodrigues de Macêdo;
Escola Municipal José Martins de Deus;
Escola Municipal Maria Clara Machado;
Escola Municipal Moisés Barreto dos Santos;
Escola Municipal Olavo Bilac;
Escola Municipal Professora Eliete Araújo de Souza;
Escola Municipal Profª Zélia Matias;
Escola municipal Profº Ricardo Rodrigues de Miranda;
Escola Municipal São José.
Ascom