A Secretaria da Saúde de Juazeiro, através do Centro de Prevenção, Reabilitação e Inclusão Social (Cerpris), amplia os atendimentos oferecidos e atende os mais de 30 pacientes cadastrados este ano, acabando com a fila de espera. Os usuários já receberam de forma rápida e eficaz os atendidos necessários.
A unidade, através da articulação do prefeito Isaac Carvalho com o Ministério da Saúde, também conquistará habilitação no final de 2014 para ser um Centro Especializado em Reabilitação (CER), podendo, possivelmente, realizar além de atendimentos em reabilitação física; consultas e tratamento nas áreas auditiva, intelectual e visual, assistências inexistentes no município até o momento.
“Ainda estamos em negociação com o Ministério da Saúde para saber se o município será contemplado com o CER II ou CER IV. Com o Centro em Reabilitação II, Juazeiro conquista a reabilitação auditiva, não sendo mais necessário o encaminhamento dos pacientes para receberem tratamento em Salvador. Com o CER IV, além reabilitação física e auditiva, a unidade também poderá realizar cuidados nas áreas visual e intelectual. Juazeiro avançará de qualquer forma, mas o prefeito continuará se esforçando para trazer o melhor para a população”, destacou o secretário da Saúde, Cássio Garcia.
Além da ampliação dos serviços, a unidade continua entregando aos usuários novos equipamentos. De 2009 a maio deste ano, 345 materiais já foram entregues aos pacientes, dentre cadeiras de rodas e de banho, andadores, calçados ortopédicos, muletas, órteses, próteses, dentre outros. Mais de 44 mil tratamentos intensivos de pacientes em reabilitação física foram realizados pela unidade durante o mesmo período.
O secretário da Saúde lembra que mesmo diante de uma limitação de recursos, Juazeiro precisa aumentar a oferta nesta área e trazer novos serviços para a população. “A gestão tem se esforçado para garantir mais qualidade de vida aos pacientes. Muitas pessoas dependem do Cerpris para manter os cuidados necessários e viverem melhor”, frisou.
O Cerpris é um centro que tem como objetivo a Prevenção, Reabilitação e Inclusão Social dos portadores de deficiência física. A unidade especializada atende Juazeiro e os municípios da Macrorregião Norte da Bahia, realizando serviços ambulatoriais especializados para o diagnóstico, avaliação e tratamento.
São atendidas na unidade por equipe multiprofissional, pessoas com sequelas de doenças neurológicas de alta complexidade, como traumatismo raquimedular, amputados, AVC, paralisia cerebral, Microcefalia, doenças degenerativas, deformidades físicas para concessão, paraplegia, tetraplegia e síndromes.
A unidade atende das 7h às 19h e está localizada na Rua José Araújo, 205, bairro Santo Antônio. Para mais esclarecimentos sobre a rotina de inserção de usuários no serviço, ligar para o telefone (74) 3612 1866.