Com a autorização, a BR-235 será construída ligando o estado da Bahia à Sergipe. Cerca de 14 milhões serão investidos para o benefício de 27 municípios.
Por Jacqueline Santos
Fotos: Caio Alves
Na manhã de ontem (24) o ministro dos transportes, César Borges e o governador da Bahia, Jacques Vagner, juntamente com o prefeito de Juazeiro, Isaac Carvalho, assinaram a ordem de serviço para a construção da BR-235 que vai ligar a Bahia à Sergipe. A cerimônia aconteceu em frente ao Paço Municipal, no centro de Juazeiro.
A BR-235 é uma parceria do governo do estado com o governo federal, dentro do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) e está prevista para ser concluída em dois anos. No total, a estrada vai possuir mais de 300 km começando na divisa Sergipe/Bahia e passando pelas cidades de Jeremoabo, Uauá, o distrito de Pinhões chegando até Juazeiro.
De acordo com o governador, Jacques Wagner, o investimento total da obra é de 400 milhões em quatro trechos da BR. “A obra faz uma interligação fundamental cortando todo o norte da Bahia e interligando Pernambuco, Piauí e Sergipe. O canal de escoamento da produção que ficará disponível com a nova estrada vai melhorar a competitividade de mercado na região”, ressaltou.
O ministro César Borges destacou que a nova BR já é uma reivindicação antiga da população do norte baiano e que trará mais desenvolvimento para a região. “Quando nós assumimos o ministério, com apoio de todos os políticos da região que queriam essa obra, nós trabalhamos e hoje temos a satisfação de está assinando a ordem de serviço, assinando com as empresas construtoras que vão realizar esse importante investimento”, salientou.
O prefeito Isaac Carvalho agradeceu a vinda das obras e dos líderes políticos e salientou a importância da construção da estrada e de outras obras que estão em andamento e que vão ajudar no desenvolvimento de Juazeiro e região. “Hoje Juazeiro tem muito que comemorar, pela evolução que tivemos, principalmente no abastecimento e na habitação. Esse ano vamos finalizar mais 3.200 casas e eu agradeço ao governador e a nossa presidente”, pontuou o prefeito.
Mais água
Foram assinadas, também, ordens de serviço para a construção de mais de três mil cisternas que custará em torno de 14 milhões. Além de 50 sistemas de abastecimento de água e 80 barragens que vão beneficiar cerca de 27 municípios do norte baiano.
Também estavam presentes na cerimônia, membros de sindicatos, deputados federais e estaduais, secretários, vereadores, prefeitos de toda a região, além dos cidadãos que acompanharam os discursos e deliberações.
Na ocasião, o governador Jacques Wagner entregou as chaves de 10 retroescavadeiras aos prefeitos das cidades circunvizinhas que estavam presentes. As máquinas foram financiadas pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDS) e vão contemplar as cidades de Juazeiro, Remanso, Campo Alegre de Lourdes, Jaguarari, Jacobina, Sobradinho, Mirangaba, Pilão Arcado, Umburanas e Curaçá.
O prefeito, Carlinhos Brandão, destacou a melhoria que a máquina vai trazer para o município de Curaçá. “Nós vamos investir no homem do campo que realmente precisa ter condições de sobreviver na zona rural. O passo foi dado, a máquina já está a caminho da nossa cidade para nos ajudar na construção das barragens subterrâneas”, afirmou.
O Diário da Região registrou a presença do Deputado Roberto Carlos
Em seu discurso, durante a cerimônia, o deputado estadual Roberto Carlos agradeceu a parceria do governo federal com o estadual para a construção da BR e reforçou o pedido junto ao governador para a reforma do Mercado Municipal Joca de Souza Oliveira. “O feirante e o camelô antes de tudo, são pessoas honestas e trabalhadoras. Muitas vezes esse tipo de trabalhador não tem décimo terceiro, férias e condições dignas de trabalho, por isso eu te peço, governador, uma obra no Mercado Joca de Souza Oliveira que está precisando urgentemente de uma reforma”, destacou o deputado.