CGU investiga seis ex-dirigentes da Petrobras no caso SBM, diz Hage

CGU investiga seis ex-dirigentes da Petrobras no caso SBM, diz Hage
CGU investiga seis ex-dirigentes da Petrobras no caso SBM, diz Hage

O ex-ministro da Controladoria-Geral da União Jorge Hage afirmou nesta terça-feira (7) que o órgão de fiscalização abriu no final de outubro do ano passado “processos sancionadores” para investigar e eventualmente punir seis ex-dirigentes da Petrobras que teriam recebido propina da SBM Offshore para facilitar contratos da empresa holandesa com a estatal.

Entre os investigados citados por Hage estão os ex-diretores Renato Duque (diretor de Serviços), Jorge Zelada (Área Internacional), e Nestor Cerveró (Área Internacional).

A CGU informou que os processos contra os seis ex-dirigentes ainda estão em andamento. Conforme o órgão, em caso de condenação, as punições podem ser advertência, suspensão, demissão, cassação de aposentadoria, destituição de cargo em comissão ou função comissionada.

Hage foi chamado a falar sobre a suposta demora da CGU em abrir investigações sobre a participação da SBM Offshore no escândalo de pagamento de propina a funcionários daPetrobras.

Em entrevista publicada no jornal “Folha de S.Paulo”, o ex-funcionário da empresa holandesa Jonathan Taylor relatou ter entregue à CGU, em agosto do ano passado, um dossiê que comprovaria que a SBM pagou propina a funcionários da Petrobras para fechar contratos de aluguel de plataformas.

Taylor afirmou à publicação que a CGU esperou a reeleição da presidente Dilma Rousseff para abrir processo administrativo para investigar a companhia. Hage negou que tenha havido demora.

Ele disse que a CGU iniciou as primeiras apurações em fevereiro e só pode abrir os processos sancionadores contra os dirigentes em outubro porque, segundo ele, esse tipo de procedimento requer a coleta de indícios, já que pode resultar em punições, como exoneração e suspensão.

“O que faltava era saber quem era a pessoa que teria recebido a propina. Que tinha pagamento de propina já não havia dúvida. Faltava identificar, individualizar quem recebeu”, afirmou Hage.

Alem de Duque, Zelada e Cerveró, também são investigados pela CGU, José Orlando Azevedo (ex-presidente da Petrobras América), José Augusto Salgado da Silva e José Eduardo Moreira, de acordo com o ex-ministro.

Segundo Hage, os indícios coletados contra os seis agentes públicos são de enriquecimento ilícito, parentes empregados na SBM Offshore, viagens suspeitas com representante da SBM no Brasil, vazamento de informações confidenciais e recebimento de propina. Após a instauração do procedimento contra os dirigentes da Petrobras, foi aberto, em novembro, processo de responsabilização contra a SBM Offhsore.

“Pelo sistema brasileiro, primeiro há de se fazer um processo de apuração, de investigação, denominado sindicância. Confirmadas as suspeitas e reunido o mínimo de indícios, se instaura o processo punitivo.  Nesse momento em que se abre o processo punitivo, há que se observar o contraditório, o direito de defesa”, ressaltou o ex-ministro.

Intervenção
Durante o depoimento, Hage foi questionado se já sofreu pressão ou intervenção do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva ou da presidente Dilma Rousseff quando atuava na CGU. Ele negou qualquer interferência, mas disse que sempre reclamou da falta de recursos.

“Sempre tive liberdade absoluta tanto na gestão do ex-presidente Lula quando na gestão da presidente Dilma. O que sempre me queixei foi de falta de recursos. Na minha opinião, faltaria também um melhor funcionamento do sistema anticartéis”, afirmou.

Passo a passo da investigação
O ex-ministro iniciou sua fala detalhando cada etapa das investigações da CGU no caso da SBM Offshore.

Ele disse que a primeira notícia de que poderia haver irregularidade foi em fevereiro de 2014, quando um jornalista estrangeiro fez uma consulta à CGU sobre se haveria algum procedimento para investigar pagamento de propina pela empresa holandesa.

O órgão de fiscalização brasileiro entrou, conforme Hage, em contato com a Petrobras que disse ter aberto na véspera um procedimento para apurar essa denúncia.

O ex-ministro disse que essa sindicância interna da estatal não apontou irregularidades, mas, ainda assim, a CGU iniciou investigações próprias, em abril, e pediu, sem sucesso, a colaboração do Ministério Público da Holanda.

“Atuávamos internamente e externamente na busca da cooperação internacional, o que lamentavelmente não veio. As autoridades holandesas alegam que só são obrigadas a cooperar internacionalmente quando há processo criminal”, relatou.

Hage contou que, durante a apuração, a CGU identificou uma viagem não oficial, suspeita, de Julio Faerman, que era representante da SBM no Brasil, com os então dirigentes da Petrobras Jorge Zelada (diretor da Área Internacional) Renato Duque (diretor de Serviços) e José Orlando Azevedo (presidente da Petrobras América).

O ex-ministro da CGU disse que foi contatado em maio pelo ex-funcionário da SBM Jonathan Taylor, que informou ter fornecido ao Ministério Público holandês “consideráveis informações” sobre os pagamentos de propina.

Em outubro, a CGU se reuniu com Taylor para interrogá-lo sobre os fatos. No mesmo mês, foram instaurados contra seis dirigentes da Petrobras “processos sancionadores” – procedimentos que já podem resultar em punição. Esses processos se basearam em indícios de recebimento de propina, viagens suspeitas e aumento injustificado do patrimônio.

Em 18 de novembro, foi iniciado processo de responsabilização contra SBM. Hage justificou a “demora” na abertura desses procedimentos de sanção dizendo que era preciso antes colher “indícios” para justificar a instauração.

Corrupção
Hage foi perguntado por deputados do PSDB se considera que os governos Lula e Dilma foram os “mais corruptos”, diante da revelação do escândalo de propina na Petrobras.

O ex-ministro da CGU disse acreditar que “sempre” houve corrupção na estatal. Segundo ele, a diferença é que os governos petistas permitiram as investigações.

“Eu acho que esses governos propiciaram a investigação do esquema de corrupção, corrupção esta que existiu desde sempre, basta pegar o depoimento que diz que isso ocorreu desde 1997.”

Para Hage, o caso foi revelado porque a Polícia Federal hoje atua com “independência”, e os meios de comunicação trabalham de forma “atuante”. “A imprensa nunca foi tão atuante quanto hoje. É um período dolorido, mas é necessário.”

Em delação premiada firmada com o Ministério Público Federal, o ex-gerente de Serviços da Petrobras Pedro Barusco disse que recebia propina de empresas desde 1997. O ex-funcionário da estatal destacou, porém, que agia de forma “isolada” e que o esquema foi institucionalizado, com a participação de outros dirigentes, a partir de 2003.

Fonte: Portal G1/Política

 

Leave a Comment

Your email address will not be published.

Política Relevantes

Fronteira do Brasil com a Venezuela está tranquila e aberta, diz Múcio

post-image

A fronteira do Brasil com a Venezuela, no estado de Roraima, está tranquila, monitorada e aberta, informou neste sábado (3) o ministro da Defesa do Brasil, José Múcio. O governo disse ainda que não há notícia de brasileiros feridos pelos bombardeios dos Estados Unidos (EUA) contra a Venezuela.

“A fronteira está absolutamente tranquila. Nós temos um contingente já há algum tempo lá de homens e equipamentos. Estamos aguardando que as coisas aconteçam. Vamos aguardar a entrevista do presidente da República dos Estados Unidos, algumas coisas que vão acontecer durante o dia”, disse Múcio.

O ministro da Defesa disse que o Brasil tem 10 mil militares na região amazônica, com 2,3 mil em Roraima. Múcio acrescentou que há muita informação desencontrada e que o governo monitora os acontecimentos.

Política Relevantes

Lula se manifesta após ataque dos EUA à Venezuela. “Ação violou direito internacional e soberania”

post-image

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) se pronunciou neste sábado (3) sobre os ataques na Venezuela e a captura do presidente Nicolás Maduro. “Os bombardeios em território venezuelano e a captura do seu presidente ultrapassam uma linha inaceitável. Esses atos representam uma afronta gravíssima à soberania da Venezuela e mais um precedente extremamente perigoso para toda a comunidade internacional”, afirmou Lula.

Ele acrescentou ainda que, “atacar países, em flagrante violação do direito internacional, é o primeiro passo para um mundo de violência, caos e instabilidade, onde a lei do mais forte prevalece sobre o multilateralismo”.

“A condenação ao uso da força é consistente com a posição que o Brasil sempre tem adotado em situações recentes em outros países e regiões. A ação lembra os piores momentos da interferência na política da América Latina e do…

Read More
Política Relevantes

Um terço das cidades baianas ficou fora das Emendas Pix em 2025

post-image

Mais de um terço dos municípios da Bahia passou 2025 sem receber recursos das chamadas Emendas Pix, mecanismo de transferência especial criado para agilizar o envio de verbas federais a estados e prefeituras. Levantamento do Bahia Notícias aponta que 142 das 417 cidades baianas não foram contempladas por nenhum repasse ao longo do ano, o equivalente a 34% do total.

A ausência de recursos não se restringe a municípios de pequeno porte ou baixa influência política. Cidades estratégicas da Região Metropolitana de Salvador, como Camaçari, Simões Filho, Mata de São João, Pojuca, São Francisco do Conde, São Sebastião do Passé, Madre de Deus e Vera Cruz, também aparecem entre as que ficaram de fora das transferências.

Enquanto isso, o volume de recursos se concentrou em um número reduzido de municípios. Jandaíra liderou os repasses em 2025, com…

Read More
Política Relevantes

Emendas parlamentares, um problema agendado para 2026

post-image

Sai ano, entra ano, e a liberação de emendas parlamentares volta a ser moeda de troca para que parlamentares apoiem projetos do governo. Neste 2025 — pré-eleitoral —, atrasos na liberação de verbas obrigatórias e diálogo revelado entre deputados mostrou parlamentares reclamando do dinheiro que não chega. E esse seria o motivo para descontentamento da Casa, que durante toda esta temporada pressionou o Palácio do Planalto.

Para 2026, o Congresso Nacional destinou R$ 61 bilhões a emendas parlamentares. Desse total, R$ 49,9 bilhões ficarão sob controle dos parlamentares — entre as individuais, de bancada e de comissão.

Pela legislação vigente, o pagamento de emendas deve ocorrer até, no máximo, três meses antes das eleições, regra estabelecida para evitar o uso eleitoral dos recursos às vésperas do pleito.

As emendas são instrumentos previstos na Constituição…

Read More
Política Relevantes Revista

PF mira deputados em operação que apura desvio de cotas parlamentares

post-image

A Polícia Federal deflagrou, nesta sexta-feira (19), a Operação Galho Fraco, para aprofundar as investigações de desvio de recursos públicos oriundos de cotas parlamentares.

Policiais federais cumprem sete mandados de busca e apreensão, expedidos pelo Supremo Tribunal Federal (STF), no Distrito Federal e no estado do Rio de Janeiro.

Um dos alvos é o deputado Carlos Jordy (PL-RJ) que se manifestou sobre a operação no Instagram.

“Hoje, no aniversário da minha filha, a PF fez busca e apreensão novamente na minha casa por determinação de Flávio Dino [ministro do STF]. Perseguição implacável!”, escreveu.

Segundo Jordy, a alegação é que ele teria desviado recursos de cota parlamentar para uma empresa de fachada com aluguel de carros. Trata-se da mesma empresa que ele disse que aluga carros desde seu primeiro mandato.

Política Relevantes

TCE vai fiscalizar a execução de emendas parlamentares estaduais

post-image

O plenário do Tribunal de Contas do Estado da Bahia (TCE/BA) aprovou proposta de Resolução que dispõe sobre a fiscalização e o acompanhamento da execução de emendas parlamentares estaduais e estabelece normas para assegurar a transparência, a rastreabilidade e a conformidade constitucional dessas transferências sobre as normas e procedimentos destinados à fiscalização e ao acompanhamento das emendas parlamentares estaduais, abrangendo também as transferências voluntárias delas decorrentes. A proposta de Resolução teve como relator o conselheiro Inaldo da Paixão Santos Araújo, que acolheu as sugestões de aprimoramento do texto de autoria da conselheira Carolina Matos.

Aprovada na sessão plenária do dia 9 de dezembro, a Resolução 085/2025 entrou em vigor a partir da última sexta-feira (12.12), quando foi publicada no Diário Oficial Eletrônico do TCE/BA, e tem como objetivos fundamentais assegurar a transparência e a rastreabilidade na execução orçamentária e financeira, além da…

Read More
Política Relevantes

Senado aprova aumento na idade máxima para ingresso na PM e Bombeiros

post-image

O Plenário do Senado aprovou, na quarta-feira, 10, o Projeto de Lei 1.492/2020, que altera a idade máxima de ingresso em concursos da Polícia Militar e Corpo de Bombeiros. Atualmente, a legislação determina o limite de 30 anos para as duas corporações.

Com a aprovação do texto, a idade máxima passa a ser de 35 anos para o quadro de oficiais e praças, e de 40 anos para o quadro de oficiais médicos, de saúde ou outras especializações eventualmente existentes em âmbito estadual ou distrital.

“Estamos diante de um projeto que vai mudar a vida dos concurseiros policiais e bombeiros. O que estamos fazendo é garantir que, uma vez que ele passe, mesmo que o estado demore a abrir a vaga, ele não perde o concurso que se dedicou a fazer”, afirmou o senador Jorge Seif.

Juazeiro Política Relevantes

Cozinha Comunitária em Juazeiro contribuirá para o combate à fome, afirma secretária Fabya Reis

post-image

O enfrentamento à insegurança alimentar será um dos principais destaques da Cozinha Comunitária e Solidária inaugurada no município de Juazeiro neste sábado (13).

O equipamento foi entregue pela secretária estadual de Assistência e Desenvolvimento Social, Fabya Reis, com a presença de outras autoridades, de lideranças locais e regionais, a exemplo do vice-prefeito Tiano Félix.

“Esta ação integra o Programa Bahia Sem Fome e um conjunto de iniciativas no campo do enfrentamento às vulnerabilidades. Aqui serão produzidas refeições de qualidade, ofertadas gratuitamente para a população que mais precisa. Iniciativas como esta contribuíram para a saída do Brasil do Mapa da Fome e seguiremos, assim, neste projeto de transformação social liderado pelo presidente Lula e pelo governador Jerônimo Rodrigues”, pontou.

No município, a ação é uma parceria com a entidade Arcas Norte e Movimento dos Trabalhadores…

Read More