O Programa ’Chapéu de Palha da Fruticultura Irrigada’, idealizado pelo Governo de Pernambuco, capacitou em 2013 cerca de 1,6 mil trabalhadores rurais através de 78 cursos disponibilizados pela Secretaria de Agricultura e Reforma Agrária.
A iniciativa abrange sete municípios do Sertão do São Francisco – Petrolina, Lagoa Grande, Santa Maria da Boa Vista, Orocó, Cabrobó, Belém de São Francisco e Petrolândia.
“O programa foi ampliado para o sertão, com o objetivo geral de minimizar os efeitos causados pelo desemprego durante a entressafra da fruticultura irrigada”, explica o coordenador do Programa Chapeú de Palha da Fruticultura Irrigada, Celso Almir.
O Programa Chapéu de Palha foi resgatado em 2007, com o objetivo de atender 20 mil famílias da zona canavieira, desempregadas durante o período da entressafra da cana. Por meios de atividades que buscam o resgate da cidadania, 52 municípios fazem parte da área de abrangência do programa, que conta com o cronograma de atividades que envolvem alfabetização e reforço escolar para jovens e adultos, plantio de mudas e recuperação de mata ciliar, curso de capacitação para mulheres, retirada de documentação pessoal ( como identidade, certidão de nascimento ) entre outros. (Com informações da assessoria)
(GRFM)