Longas filas, mas agilidade na entrega dos cartões de frequência do Programa Chapéu de Palha da Fruticultura 2012, em Petrolina, garante Aristéia Viegas. A entrega dos cartões começou na última segunda-feira (19) e segue até sexta (23).
Segundo a coordenadora a fila é ocasionada pela concentração de usuários no turno da manhã, mas rapidamente é diluída. “São 50 atendentes que operam para atender uma expectativa de 3.400 ontem (21) no polo do Centro de Convenções”, explica informando que o tempo médio de atendimento a cada trabalhador é de 1min30 e no espaço interno do Centro tem espaço para mil trabalhadores aguardarem sentados. “Tem pessoas que preferem chegar às 5h da manhã, mas não é necessário porque todos serão atendidos. Por este motivo há uma maior concentração de usuários pela manhã, mas meio-dia já não tem fila nenhuma. Isso pode ser verificado”, afirma.
O cartão permite identificar a assiduidade dos trabalhadores nas atividades oferecidas pelo programa que pode ter o benefício de até R$ 232,50 sendo complementar ao valor já recebido pelo Bolsa Família e dependerá diretamente da frequência do trabalhador em sala de aula, contrapartida assumida por ele no ato do cadastramento.
Até a sexta, os trabalhadores cadastrados no José e Maria, João de Deus, São Gonçalo e no Sindicato dos Trabalhadores Rurais (STR) podem receber o cartão no Centro de Convenções Senador Nilo Coelho. Além do Centro de Convenções estão sendo disponibilizados outros cinco pontos de entrega de cartões que ficam nos Núcleos 5 e 10 no Projeto de Irrigação Nilo Coelho, nos Projetos de Irrigação Bebedouro e Maria Tereza e no povoado do Roçado. O agricultor só pode retirar o cartão no local onde está cadastrado.
O atendimento nos pontos montados é das 8h às 17h e para receber o cartão o trabalhador cadastrado deve levar consigo documento de identificação com foto, como a Identidade, Carteira Profissional ou Habilitação, por exemplo.
De acordo com a coordenadora, o programa oferece nos polos um sistema de Ouvidoria bem como através do telefone 0800-2825158.
Por Mônia Ramos