São 25 mil toneladas que serão entregues a partir da segunda feira, dia 29 deste mês. O milho destinada a Pernambuco vai alimentar o rebanho no sertão e começam a ser transportadas para os polos do Programa Venda Balcão Especial. O grão estará disponível nas unidades de armazenamento, mantidas pelo Governo do Estado, nos municípios de Afogados da Ingazeira, Floresta, Serra Talhada, Salgueiro, Ouricuri e Petrolina, no Sertão, além de Garanhuns, no Agreste Meridional.
O termo de cooperação que viabiliza a distribuição de 25 mil toneladas do grão foi assinado ontem pelo secretário de Agricultura e Reforma Agrária de Pernambuco, Aldo Santos, pelo presidente da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), Rubens Rodrigues. O milho vai atender aos criadores afetados pela estiagem prolongada que poderão adquirir a saca de 60 quilos ao preço subsidiado de R$ 18,12, valor 60% abaixo do praticado no mercado.
“Todo o dinheiro pago pelos compradores será destinado ao pagamento da operação e logística – armazenamento, transporte, ensacamento, para que o milho chegue aos polos de comercialização”, explica o secretário Aldo Santos. Demais municípios do Sertão, Agreste e da Zona da Mata de Pernambuco continuam sendo abastecidos pelos estoques da Conab nos polos de Recife, Caruaru, Arcoverde, São Beto do Una, Bom Conselho, Itaíba e Sertânia.
Desde que a operação foi iniciada, em maio de 2012, Pernambuco já recebeu 42,5 mil toneladas de milho, para ser comercializadas com os produtores atingidos pela estiagem. Aldo Santos ressalta que para melhorar a logística de venda do milho, diminuindo as distâncias e os custos com transporte, o Governo do Estado aumentou o número de unidades de comercialização. “Pernambuco só contava com dois polos para atender aos produtores – um em Recife e outro em Arcoverde – e, atualmente, conta com 12 polos espalhados pelo Estado para facilitar a distribuição”, destaca o secretário. .
Nordeste Rural