Cidades do norte de Minas Gerais, da Bahia, além das áreas litorâneas do Nordeste, devem elevar o nível de atenção por conta do volume de chuva esperado. A previsão aponta fortes chuvas para a região de Juazeiro e Petrolina.
De com o Instituto Nacional de Meteorologia – Inmet -há alerta de “perigo” por causa da previsão de chuvas intensas no Norte da Bahia, Oeste de Pernambuco; oeste da Paraíba; sudoeste do Rio Grande do Norte; sul do Ceará; Piauí; sul do Maranhão e leste de Tocantins.
Nos locais com o alerta laranja, que inclui o Vale do São Francisco, os acumulados de chuva podem chegar a 100 milímetros por dia, com ventos intensos até 100 km/h e risco de alagamentos.
No Norte e Nordeste, os temporais têm acontecido por uma combinação de fatores: altas temperaturas, grande quantidade de umidade na atmosfera e atuação da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT).
Os meteorologistas explicam que, entre março e abril, a ZCIT atinge a máxima aproximação da costa norte do Brasil, intensificando as chuvas nessas regiões.
As chuvas que caíram nas últimas horas em Juazeiro e Petrolina causaram grandes transtornos nas áreas urbanas e grandes cheias em riachos temporários e reservatórios como barragens e tanques de armazenamento.
Inmet