A Secretaria da Cidadania através da Superintendência da Juventude receberá jovens vindos da Cidade de Padova na Itália. Lisa Gilari, Alberto Tavian e Claudia Tucci, através do Projeto BEA, farão estágios em órgão públicos que trabalham com jovens. Todos estudam no curso de Ciencias da Educação e da Formação na Universidade de Padova /Itália.
Para Nicola Andrian, responsável pelo BEA em Petrolina, essa é a oportunidade de criar e superar preconceitos culturais existentes entre o velho mundo e países Sul-americanos. Para ele o Brasil é um celeiro de talentos e Petrolina no Nordeste é um expoente, pela sua localização e desenvolvimento.
“Essa troca de conhecimento é sem dúvidas enriquecedora! Cada jovem que vem da Itália para Petrolina, saem daqui com uma bagagem de experiência que não se pode mensurar” Disse o responsável pelo BEA.
Os universitários farão estágio de 03 meses em Petrolina.Claudia Gilari, escolheu o Centro da Juventude,onde fará estágio voluntariamente nesse período.Eles ainda darão aula de italiano na Faculdade de Formação de Professores de Petrolina -FFPP/UPE,como parte da grade curricular.
Segundo o Superintende da Juventude, Robson Rocha, é um momento ímpar, em que se promove a interculturalidade. “Temos um programa social que trabalha com jovens em vulnerabilidade social. Através do Projeto Bea é possível realizar a troca de idéias entre os dois mundos e colocar outra cultura no mundo de cada jovem que freqüenta o Centro da Juventude”, frisou o superintendente.
Programa Vida Nova – Promovido pela Superintendência da Juventude, o programa assegura o desenvolvimento pessoal e social e qualificação profissional de adolescentes e jovens na faixa etária de 16 a 28 anos, em situação de vulnerabilidade e/ou risco pessoal e social, por meio de ações que promovam a inserção ou reinserção familiar ou comunitária, na escola e no mundo do trabalho.