Por Jacqueline Santos
No último dia 29, a Prefeitura Municipal de Juazeiro inaugurou o Projeto Cidades Digitais, como parte das comemorações de 136 anos da cidade. O projeto que oferece internet wifi de graça, está presente na orla, na Praça da Misericórdia, Praça da Bandeira e terminal de ônibus, totalizando quatro pontos de acesso em toda a cidade.
O objetivo do serviço é proporcionar aos juazeirenses uma maior inclusão digital, o acesso às tecnologias da informação, oportunizar cidadania, a promoção cultural, a promoção social, além de ser uma ferramenta para a educação.
O estudante Hugo Trindade utiliza o serviço de internet grátis sempre que está na Praça da Bandeira. Segundo o estudante, o acesso é fácil e melhor que o de determinada operadora através do chip no celular. “Para mim que tenho um péssimo serviço da operadora, é uma ótima alternativa quando estou na rua. As redes sociais funcionam sem problemas, é basicamente o que uso. Às vezes um aplicativo do banco que também funciona bem, isso tudo usando na praça da igreja”, afirmou.
Mas nem sempre é possível, já que, de acordo com alguns usuários, eles tentam conectar em outros pontos e não têm sucesso. O promotor de vendas Jonathan Gonçalves tentou conectar na orla da cidade e não conseguiu utilizar a internet. “Logo quando chegou o serviço na cidade todos estávamos empolgados, eu estava em um bar da orla e tentei conectar e não consegui. Quando liguei o wifi apareceu a rede Cidade Digital, mas não conectava de jeito nenhum”, afirmou.
Apesar dos problemas na conexão, Jonathan acha o projeto importante e entende que os bairros também precisam do serviço. “Acho que também deveria ter nos bairros, pelo menos na principal praça de cada bairro. Seria muito interessante para a juventude dos bairros, principalmente na periferia”, ressaltou.
Segundo o recepcionista Darlan Ruano Santos a internet instalada pelo programa no terminal de ônibus de Juazeiro oscila frequentemente. “A internet do terminal às vezes funciona às vezes não. Quando tento conectar nem sempre consigo”, disse. Para o recepcionista o serviço também deveria ser oferecido na Avenida Adolfo Viana, uma das principais avenidas da cidade, e nos principais pontos turísticos. “Se existisse em mais locais seria melhor. Acho que é uma iniciativa boa, porque hoje em dia todo mundo precisa ter acesso a internet”, frisou.
De acordo com o superintendente administrativo Fábio Assis, responsável pelo projeto na cidade, a ação se encontra em fase de implantação e adaptação ainda, e o fato de estar recebendo muitos usuários compromete, de certa forma, a qualidade. “Todos os pontos estão funcionando e com grande quantidade de acessos, porém como o serviço foi recentemente implantado ainda apresenta oscilações e precisa de revisões de acordo com a demanda de utilização e particularidades dos locais de acesso. Todo novo serviço nessa área de redes necessita de um período mínimo de uso até que se estabilize”, afirmou.
Segundo Fábio, o Ministério das Comunicações (Minicom) foi informado e está acompanhando todo o início da operação e tem uma equipe trabalhando para melhorar o serviço. “Temos um prazo de seis meses de implantação assistida e somente a partir daí faremos todas as manutenções e intervenções localmente. Desde ontem temos um técnico da G4S (empresa contratada pelo Minicom), um técnico do fornecedor dos rádios de comunicação e um técnico da prefeitura realizando ajustes aqui em Juazeiro de acordo com o planejamento do Minicom”, disse.
De acordo com o superintendente para utilizar a internet satisfatoriamente os usuários precisam realizar as conexões o mais próximo possível das placas de WiFi, pois a intensidade do sinal é mais forte. “Uma vez conectado o usuário pode se locomover ou buscar um outro local da mesma região onde se sinta mais confortável para realizar sua navegação. Indicamos também a utilização nos locais públicos (que é uma das finalidades do projeto), pois constatamos que alguns usuários estão utilizando em residências e em empresas”, explicou.
A prefeitura pretende instalar o Cidades Digitais em outros pontos de Juazeiro. Porém a expansão e os locais dependerão de alguns fatores que serão avaliados nesse período de seis meses da implantação assistida.
A Ilha do Fogo foi anunciada como um dos próximos pontos a receber a internet grátis, mas a data que estará disponível ainda não está definida. “O serviço seria disponibilizado imediatamente na Ilha do Fogo, porém em contato realizado junto ao Exército, nos foi informado que houve uma mudança na posse da ilha e ainda estamos validando essa situação para realização do serviço de instalação”, finalizou Fábio.
O projeto Cidades Digitais é uma ação do Ministério das Comunicações incluído, em 2013, no Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) do governo federal. As cidades que recebem essa estrutura são selecionadas por meio de edital. Em 2012, o Ministério das Comunicações abriu a primeira seleção para o projeto-piloto, em que 80 municípios foram contemplados. Em 2013, foram selecionados 262 municípios com população de até 50 mil habitantes. Juazeiro é uma das poucas cidades com mais de 50 mil habitantes contempladas com o projeto.