O papel das redes sociais como ferramenta de recrutamento tem crescido nos últimos anos. Segundo uma pesquisa feita pelo site norte-americano CareerBuilder, 52% dos empregadores utiliza essas plataformas para procurar candidatos —no ano passado, esse número chegou a 43% e, em 2013, a 39%. O estudou apontou também que 35% dos empregadores sentem-se menos motivados a convocar candidatos para uma entrevista quando não encontram quase nada sobre eles na internet.
Outro estudo interessante na área, desta vez feita pelo site Inquietaria, mostra que 83,9% dos brasileiros pensam em mudar de área de atuação e dar um novo rumo para a carreira no futuro. Entre aqueles que buscam informações para seus novos projetos, 91,4% dizem buscá-las em site e 77,1%, em redes sociais. Por essas e outras, se você está em busca de um emprego ou pensa em seguir outra carreira, saiba como dar uma repaginada nos seus perfis sociais e onde encontrar uma nova ocupação:
Passe o pente fino no seu perfil
Antes de partir para a busca, é importante dar uma boa revisada no conteúdo da sua página. Se a ideia é procurar por oportunidades no Facebook e no Twitter, considere substituir aquela foto na praia ou no bar por uma mais neutra e profissional. Atualize também as informações biográficas, acrescentando profissão e formação. Se possível, altere a visualização de fotos muito pessoais para “privado’ ou “só amigos’. Imagens sensuais costumam causar má impressão, bem como postagens preconceituosas, de acordo com a pesquisa do CareerBuilder. Fique de olho na etiqueta virtual.
Monte uma página detalhada
No Linkedin, o cuidado com a imagem de perfil deve ser ainda maior, uma vez que essa rede social é exclusivamente profissional. Lembre-se de preencher o campo destinado a suas experiências, detalhando o período de entrada e saída e as suas funções. Adicione também as suas habilidades mais relevantes. Vale pedir para ex-chefes e colegas de profissão redigirem recomendações. Quanto mais completo o seu perfil, mais chances terá de passar pelos filtros utilizados pelos recrutadores em suas pesquisas e de fazer com que ele fique bem posicionado na lista de opções de candidatos selecionados pela ferramenta de busca.
Saiba quem seguir
Faça uma lista de lugares onde você gostaria de trabalhar. Na sequência, comece a segui-los no Facebook, no Twitter e no Linkedin. Dessa forma, fica mais fácil acompanhar as atualizações sobre novas vagas. Faça o mesmo com os perfis de sites de classificados de empregos, a exemplo da Catho e da Vagas.com.br. Juntar-se a grupos de Facebook que reúnem profissionais da mesma área também costuma ser uma boa tática para ficar por dentro de novas oportunidades.
*O canal Viver+50 tem o patrocínio de Corega. O conteúdo desta matéria é de total responsabilidade do MSN.




