Valorizar a identidade regional da comunidade do Salitre, e promover as potencialidades econômicas da agricultura familiar. Esses são os principais objetivos da 1ª Feira da Agricultura Familiar e de Caprinos e Ovinos do Vale do Salitre, que será realizada entre os dias 1º e 3 de setembro, na sede do distrito de Junco, zona rural do município de Juazeiro. A Codevasf é uma das instituições apoiadoras do evento, uma iniciativa da União das Associações do Vale do Salitre (UAVS).
A comissão organizadora espera que, até domingo (3), cerca de 15 mil pessoas tenham visitado a feira. “Esse é um momento importante não só para os moradores, mas também para as demais regiões, que poderão prestigiar e conhecer um pouco mais da nossa história. Através dessa feira, fortaleceremos esse sentimento de pertencimento, valorizando, de fato, a nossa identidade regional” frisa o técnico em agropecuária do Instituto Regional da Pequena Agropecuária Apropriada (IRPAA) e um dos organizadores do evento, Josemário Gonçalves da Silva.
Na tarde de sexta-feira (1º), será a abertura oficial do evento, com apresentação cultural da ‘‘Roda de Braço’’, uma dança folclórica que ainda hoje é preservada, principalmente pelos moradores da comunidade de Lagoa do Salitre, onde as mulheres participantes dançam ao som de cantigas com temas ligados à vida dos ribeirinhos que foram repassadas por seus ancestrais. Em seguida, haverá coquetel e show de música eletrônica.
No sábado (2), começa a exposição de animais e de trabalhos tecnológicos voltados à criação de animais e à produção agrícola, acompanhadas de uma feira para comercialização de artesanato local e produtos da culinária regional. Serão realizadas, ainda, palestras sobre a integração da caprinovinocultura com a agricultura e sobre agroecologia.
Na parte cultural, haverá a apresentação do “Samba de Véio”, dança de origem africana, trazida ao Brasil pelos escravos e mantida viva até hoje por seus descendentes. A programação do dia encerra com a apresentação do Cântico do Hino do Salitre e show musical. No domingo (3), haverá torneio leiteiro, palestra sobre a produção de caprinos e ovinos, apresentação da dança folclórica “Roda de São Gonçalo” e show musical.
Vale do Salitre
O rio Salitre nasce na localidade de Boca da Madeira, no município de Morro do Chapéu, e passa pelos municípios de Várzea Nova, Miguel Calmon, Umburanas, Jacobina, Mirangaba, Campo Formoso e Juazeiro, com uma extensão de aproximadamente 333 km até desaguar no rio São Francisco.
Devido à presença da água e à qualidade dos solos, o vale do rio Salitre foi um dos pioneiros na prática da agricultura irrigada. Na região de Juazeiro, o rio foi subdividido em três partes: Alto, Médio e Baixo Salitre.
A comunidade do Junco, distrito de Juazeiro, onde será realizada a 1ª Feira da Agricultura Familiar e de Caprinos e Ovinos do Vale do Salitre, faz parte da área denominada Baixo Salitre. Essa região é bastante conhecida, não só pela produção agropecuária, mas também pelas belas paisagens que retratam o nordeste brasileiro.
A Codevasf tem atuado na tentativa de preservar esse importante afluente, seja por meio de ações como a implantação de adutoras que captam água no canal principal do perímetro irrigado Salitre e despejam nele, seja por meio de implantação de barragens sucessivas para garantir água para a agropecuária local.
Sobre a 1ª Feira da Agricultura Familiar e de Caprinos e Ovinos do Vale do Salitre, o superintendente regional considera que “esse evento vai valorizar o trabalho desenvolvido pelos salitreiros e chamar a atenção para a necessidade de preservação da cultura regional, além de fortalecer e aprimorar a cadeia produtiva da caprinovinocultura e da agricultura familiar”.






