Durante reunião que contou com a participação de integrantes do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Juazeiro (STR), da União das Associações Rurais de Juazeiro (UARJ), da Associação dos Lavradores de Conchas (IGEMA), além da vereadora Valdeci Alves, a Neguinha da Santa Casa, representando a Câmara de Vereadores do Município, o Superintendente Regional da Codevasf em Juazeiro, Emanoel Lima da Silva ouviu as principais reivindicações dos presentes principalmente sobre os problemas da estiagem no município. Outro objetivo do encontro foi a manutenção de um diálogo permanente entre o órgão e os trabalhadores rurais atendidos pela Codevasf.
Emanoel Lima ressaltou a importância de uma parceria, a partir de um convênio, com órgãos estaduais e federais como a CERB, a CAR e o DNOCS, além das prefeituras, o qual facilitaria a execução das obras de interesse da população. “A intenção é fazer um mutirão emergencial porque há uma perspectiva real de não chover, por isso, nós já estamos trabalhando com a possibilidade de enfrentarmos um longo período de seca. Essa preocupação dos sindicatos também é nossa e nós já estamos trabalhando para isso”, garantiu o Superintendente, que expôs também a importância de se fazer uma conscientização junto aos beneficiados, após a entrega das obras, para garantir o uso sustentável dos recursos naturais.
O Secretário de Política Agrícola, Agrária e Meio Ambiente do STR, Emerson José da Silva, o popular Mitu, disse sair satisfeito da reunião com a Codevasf. “A reunião superou as nossas expectativas, a gente sabe que são coisas que não se resolvem da noite para o dia, mas a gente sentiu firmeza e espera que num prazo mais curto possível, a gente possa dar encaminhamento a todas as reivindicações que a gente trouxe”, comemorou o sindicalista.
Emanoel Lima viajou na terça-feira (17) para Salvador, onde participará de reuniões com representantes da CERB, da CAR e do DNOCS para, entre outros assuntos, apresentar as reivindicações discutidas na reunião com os trabalhadores.