Equipamentos que irão impulsionar a produção de agricultores familiares do Médio São Francisco baiano foram entregues pelo presidente da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf), Elmo Vaz, durante a IX Frulapa e a III Feira Territorial do Velho Chico – eventos que aconteceram conjuntamente neste final de semana em Bom Jesus da Lapa e que receberam a visita do governador do estado, Jaques Wagner.
Foram doados pela Codevasf dois tratores agrícolas, carretas, grades niveladoras e arados, para a Coomaf, cooperativa de São Desidério, e mais um trator, com os mesmos implementos, para a Associação Comunitária Familiar de Santana. Os equipamentos foram adquiridos com recurso de emenda parlamentar.
Termos de doação também foram assinados pela Codevasf destinando 150 kits familiares de apicultura para a Coopamesf (Cooperativa Regional dos Apicultores do Médio São Francisco), de Ibotirama; 40 tanques-rede, 160 flutuadores e quatro tanques berçários para piscicultores familiares da Coopermem (Cooperativa Mista dos Empreendedores de Morpará), e três kits de irrigação para a Associação dos Pequenos Produtores Rurais de Lapinha, de Bom Jesus da Lapa. Estas ações estão no âmbito da inclusão produtiva do Plano Brasil sem Miséria, do governo federal.
Ainda durante os eventos, o presidente da Codevasf assinou autorização para a entrega do sistema de abastecimento de água da comunidade do Vale Verde para a prefeitura municipal de Sítio do Mato. O sistema beneficiará as comunidades de Vila do Bráz, Vila Turbilhão 1 a 5, Vila Mangal 1 e 2, levando água para mais de três mil pessoas. A obra teve investimento de R$ 4 milhões dentro do programa Água para Todos, do governo federal, coordenado pelo Ministério da Integração Nacional e executado pela Codevasf em sua área de atuação.
“É uma alegria ver as pessoas encontrando um caminho, vivendo da sua própria produção, verticalizando, produzindo biscoito, bolo, cachaça, frutas. Distribuímos aqui os kits de apicultura, de irrigação, estamos instalando cisternas em vários locais, justamente para facilitar a vida da nossa gente. Até porque esse ano foi muito duro, a estiagem mais rigorosa dos últimos 50, 60 anos. Como diz o canto, o sertanejo é um forte, não abandona a sua terra, mas nossa obrigação como poder federal, estadual ou municipal é ter políticas públicas de apoio”, disse o governador da Bahia, Jaques Wagner, em sua passagem pelo estande da Codevasf.