De olho na aproximação das chuvas no sertão, a Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e Parnaíba, Codevasf, tem agilizado as obras que garantirão ao sertanejo acesso à água durante a estiagem que tem assolado a população nordestina. Uma das ações da empresa na busca de minimizar os efeitos da seca é a recuperação de barragens em comunidades rurais do interior.
A Companhia acaba de iniciar os trabalhos de um contrato que visa a recuperar 18 barragens no interior de Petrolina. A primeira barragem, em Cabaceira de Cima, foi finalizada no ultimo mês de outubro. A segunda obra iniciada, na barragem de Satisfeito II, já está em andamento e deve ser encerrada na próxima semana.
Além dessas, serão recuperadas outras 16 barragens, dentre as quais as de Atalho, Areais, Queimadas, Sossego e Emparedado. O valor total do investimento para a recuperação dessas barragens é de quase R$ 500 mil, que serão utilizados para, entre outras atividades de recuperação, retirar mais de 90 mil m³ de terra nas barragens assoreadas.