A Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) é uma das participantes do seminário nacional Os Projetos Públicos de Irrigação e a Agricultura Irrigante Familiar, promovido pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário e pelo Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) no município de Juazeiro (BA) nestas sexta e sábado, 1º e 2 de agosto. Representantes da sociedade civil, de órgãos do governo federal e de instituições de pesquisa também participarão dos debates e mesas redondas.
Estarão presentes na abertura do evento os ministros do Desenvolvimento Agrário, Miguel Rossetto, e da Integração Nacional, Francisco Teixeira; e os presidentes da Codevasf, Elmo Vaz, e do Incra, Carlos Guedes, entre outras autoridades. O evento será realizado no campus da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) em Juazeiro – Avenida Antônio Carlos Magalhães, 510. Compõem as atividades do segundo dia do seminário visitas a projetos públicos de irrigação mantidos pela Codevasf na região.
O objetivo do seminário é promover o diálogo e levantar subsídios para a construção de uma proposta de participação da agricultura familiar nos projetos públicos de irrigação, tendo em vista as possibilidades do novo marco legal da Política Nacional de Irrigação. A Codevasf participará do debate que se seguirá ao painel “Apresentação de Projetos e Experiências em curso de Agricultura Irrigante Familiar”, na tarde de sexta-feira.
Codevasf
Os 26 perímetros de irrigação implantados e mantidos pela Codevasf na bacia hidrográfica do rio São Francisco alcançaram R$ 1,72 bilhão em valor bruto de produção (VBP) em 2013, sendo que o VBP da produção de caráter familiar desses perímetros corresponde a 42% do resultado.
A Companhia coordena e mantém a infraestrutura de uso comum dos sistemas de irrigação e provê assistência técnica e treinamento aos produtores, além de ceder estrategicamente máquinas e implementos que impulsionam o desenvolvimento das áreas irrigadas. Os perímetros produziram 2,96 milhões de toneladas de itens agrícolas no ano passado, sobretudo frutas, em uma área cultivada de 90,9 mil hectares.
Além dos 26 perímetros irrigados implantados pela Codevasf ao longo de sua história, a Companhia administra outros dez perímetros, localizados na Bahia e em Pernambuco, por meio de convênio mantido com a Companhia Hidroelétrica do São Francisco (Chesf) – assim, a área irrigável total gerida pela Codevasf é de aproximadamente 140 mil hectares. Esses perímetros, cuja produção é exclusivamente de caráter familiar, foram criados pela Chesf na década de 1990 para compensar famílias que residiam na área onde se formou o lago da usina hidrelétrica de Luiz Gonzaga, instalada nas proximidades de Petrolândia (PE). Em 2013, o valor bruto da produção desses perímetros, que recebem em conjunto o título de Sistema Itaparica, foi de R$ 139,3 milhões; a área cultivada é de 17 mil hectares.
ASCOM Codevasf








