O coletivo da Ilha do Fogo, mais uma vez estará realizando um evento em prol da luta em favor do direito ao acesso a Ilha, segundo um dos participantes do movimento, Stefan Manto, o grupo tomou conhecimento de que soldados, norte americanos possivelmente estarão em breve explorando a possível existência de minérios raros no rio São Francisco.
O ato público que tem o tema “A Ilha do Fogo e o Rio São Francisco é do Povo”, acontecerá no dia seis de dezembro deste ano (2012), a partir das 17 horas, na Orla de Juazeiro (porto das barquinhas), e contará com a colaboração de movimentos juvenis, intelectuais, organizações da sociedade e as demais pessoas que se identificam com a luta pelo direito de livre acesso a Ilha.
Além das manifestações que vem acontecendo desde a ocupação da Ilha, o coletivo elaborou um abaixo assinado destinado à Presidenta da República, Dilma Rousseff reivindicando a liberação dos pescadores que a mais de trinta anos utilizavam o local para tirar seu sustento, o acesso livre para os banhistas e o rompimento do Contrato entre a Codevasf e o Usace que segundo os integrantes do coletivo, permite que soldados americanos explorem o Rio São Francisco.
A ilha do Fogo foi ocupada no dia três de setembro por soldados da tropa do 72º batalhão, restringindo a população a ter acesso a mesma. Este fato despertou em quem frequentava a Ilha, o desejo de lutar pelo direito de continuar usando o loca não só como lazer, mas também como fonte de renda, o que em especial é o caso das quarenta famílias de pescadores que tiravam o seu sustento através da pesca feita naquele lugar.
Por Ingrid Barbosa.
Foto: divulgação