Juazeiro Relevantes

Com ações assertivas, gestão Suzana Ramos fomenta o desenvolvimento econômico e agropecuário de Juazeiro

2022 foi um ano de avanços e conquistas para Juazeiro nos mais diversos setores, e no quesito desenvolvimento econômico e agropecuário não foi diferente. Foram várias as ações assertivas desenvolvidas pela Prefeitura, por meio da Agência de Desenvolvimento Econômico, Agricultura e Pecuária (Adeap) para fomentar esse desenvolvimento, que fizeram Juazeiro voltar a ocupar posição de destaque no cenário nacional.

Atividades

Hoje a Adeap desenvolve e acompanha atividades diversificadas e realiza vários atendimentos voltados para programas instituídos pelos governos estadual e federal tais como: Conselho Municipal de Desenvolvimento Sustentável (CMDS); Garantia-Safra; Palhada; Titula Brasil; Terra Brasil; Selo de Inspeção Municipal (SIM), Feira de Orgânicos; Água Doce; Arrecadação para o funcionamento do Banco de Alimentos; cadastramento de produtores para o PNAE; entre outros.

Assis da Apolo esteve como gestor da Adeap durante quase todo o ano de 2022, e falou dos desafios e conquistas que a Adeap assegurou durante o ano. “Me afastei da Adeap por optar cuidar da saúde, mas saio com o sentimento de dever cumprido, de ter seguido as orientações da nossa prefeita Suzana Ramos. Conseguimos realizar muitas ações de sucesso, como as feiras do bode, a atualização da Produção Agrícola Municipal junto ao IBGE, a Semana MEI, a Adeap Itinerante, o cadastramento dos agricultores no Garantia-Safra, entre outras ações que fizeram Juazeiro ser classificada como a 6ª melhor cidade do país no eixo econômico do agronegócio, colocando o município como a única do Nordeste entre as dez melhores posicionadas”, assinalou Assis da Apolo.

Estrutura

Em 2022 a Adeap mudou de endereço, passou a funcionar à Rua Antônio Cursino, nº 08, Centro, num prédio mais amplo para melhor atender a população. Hoje no prédio da Adeap funciona também a Sala do Empreendedor, um espaço de atendimento, que reúne diversos serviços em único local para facilitar o dia a dia do cidadão empreendedor.

A Sala do Empreendedor realizou em 2022 mais de 4 mil atendimentos, entre as modalidades on-line e presencial. Atendimentos que vão desde a formalização e baixa de empresas, declaração anual de MEI, dispensa de alvará, entre outros serviços.

Foi também através da Sala do Empreendedor que a Adeap realizou em 2022 a Semana MEI, onde em cinco dias foram realizados cerca de 200 atendimentos, número que corresponde ao total de atendimentos realizados durante todo um mês na Sala do Empreendedor.

Espaço Colaborar

Compõe ainda a estrutura da Adeap o Espaço Colaborar, inaugurado recentemente é um ambiente de coworking (espaço físico que pode ser compartilhado por várias empresas, profissionais liberais e freelancers) que tem como foco promover o intercâmbio de experiências, inovação e empreendedorismo. Iniciativa do Governo do Estado, em parceria com as prefeituras municipais e empresários, possibilita um ambiente dinâmico de inovação, contribuindo para que as pessoas tenham outra visão da relação de competitividade.

Cesaf

A Central de Serviços de Apoio à Agricultura Familiar (Cesaf) que está localizada no bairro Pedro Raimundo, em prédio próprio do município, também integra a estrutura da Adeap. Somente este ano a Cesaf arrecadou e doou mais de 90 mil quilos de alimentos a diversas instituições públicas e não governamentais.

Destaque

Entre as ações desenvolvidas pela pasta com grande destaque neste ano estão a realização de seis edições da Feira do Bode. De maio até novembro foram realizadas seis edições da feira, em seis distritos diferentes do município (Juremal, Itamotinga, Pinhões, Massaroca, Junco e Abóbora), promovendo a valorização da caprinovinocultura de Juazeiro e região.

Os números alcançados com a realização das seis edições da feira em 2022 são bastante positivos: cerca de 200 expositores participaram dos eventos, 1.500 animais foram expostos na realização das seis edições da feira em 2022, mais de 300 instituições e empreendedores foram contabilizados, mais de 850 animais comercializados, um faturamento de pouco mais de R$ 1,3 milhões movimentados com comercialização de animais e artigos em geral, além do envolvimento de mais de 1 mil alunos de escolas na realização das gincanas culturais que promoveram o resgate da cultura local e regional, artistas que realizam a programação cultural e artística, entre outros.

“O sentimento é de felicidade e realização ao encerrar um ano com um saldo positivo. Um sucesso que alavanca o desenvolvimento econômico e traz dignidade ao nosso povo, ao sertanejo, e que foi fruto de muito trabalho de uma equipe comprometida em fazer o melhor por Juazeiro. 2023 já está aí e vamos seguir firmes trabalhando para construir uma nova Juazeiro. Agradeço ao vereador Assis da Apolo pelo comprometimento enquanto esteve à frente da Adeap, e ao seu sucessor interino, Denis Medrado desejo sucesso na nova caminhada”, declarou a prefeita Suzana Ramos.

Texto: Gardennia Garibalde/Ascom PMJ
Fotos: Ascom PMJ

Leave a Comment

Your email address will not be published.

You may also like

Política Relevantes

Governador Jerônimo Rodrigues anuncia novo secretário de Comunicação

post-image

O governador Jerônimo Rodrigues anunciou nesta segunda-feira (31) a nomeação do publicitário Marcus Vinicius Di Flora como novo titular da Secretaria de Comunicação (Secom). Com mais de 25 anos de experiência na área de comunicação e pesquisa de opinião, Di Flora já atuou em diversos setores da administração pública e em projetos no setor privado.

“Escolhi hoje o novo secretário de Comunicação, que terá a missão de dar publicidade aos atos do Governo da Bahia, prestar contas de nossas ações e manter um relacionamento respeitoso com a mídia. Fiz o convite a Marcus Di Flora, que há mais de 25 anos atua na comunicação e na gestão pública, e ele aceitou”, destacou o governador.

Ao longo de sua trajetória, Di Flora ocupou cargos estratégicos na comunicação de órgãos municipais e federais. Participou da equipe de transição do…

Read More
Política Relevantes

Réu por tentativa de golpe, Bolsonaro acusa STF de motivação política e garante: “Não há candidato capaz de me vencer”

post-image

Após ter se tornado um dos oito réus em um julgamento por tentativa de golpe de estado e outros crimes, o ex-presidente Jair Bolsonaro, se pronunciou sobre o acolhimento da ação penal pela Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF), nesta quarta-feira (26). Por meio das redes sociais, Bolsonaro fez o seu primeiro pronunciamento ao final da sessão da Suprema Corte. 

Embasado nos dados divulgados pelo Jornal Folha de S. Paulo, o ex-presidente afirmou: “Estão com pressa. Muita pressa. O processo contra mim avança a uma velocidade 14 vezes maior que o do Mensalão e pelo menos 10 vezes mais rápida que o de Lula na Lava Jato.”, escreveu. 

Considerado a maior liderança da extrema-direita, Bolsonaro define ainda que a decisão está pautada nos interesses de outros candidatos à eleição de 2026. “Nem tentam mais esconder. A…

Read More
Política Relevantes

Por unanimidade, turma do STF torna Bolsonaro e mais 7 réus tentativa de golpe

post-image

Por unanimidade, a Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu nesta quarta-feira (26) tornar o ex-presidente Jair Bolsonaro réu pelos crimes de golpe de Estado e tentativa de abolir o Estado Democrático de Direito.

É a primeira vez que um ex-presidente eleito é colocado no banco dos réus por crimes contra a ordem democrática estabelecida com a Constituição de 1988. Esses tipos de crime estão previstos nos artigos 359-L (golpe de Estado) e 359-M (abolição do Estado Democrático de Direito) do Código Penal brasileiro.

“Não há então dúvidas de que a procuradoria apontou elementos mais do que suficientes, razoáveis, de materialidade e autoria para o recebimento da denúncia contra Jair Messias Bolsonaro”, disse o ministro Alexandre de Moraes, relator do caso no Supremo, referindo-se à acusação apresentada no mês passado pelo procurador-geral…

“Não há então dúvidas de que a procuradoria apontou elementos mais do que suficientes, razoáveis, de materialidade e autoria para o recebimento da denúncia contra Jair Messias Bolsonaro”, disse o ministro Alexandre de Moraes, relator do caso no Supremo, referindo-se à acusação apresentada no mês passado pelo procurador-geral…

Read More
Política Relevantes

Câmara Federal vai a Irecê debater a seca que assola a região

post-image

A Comissão de Prevenção e Auxílio a Desastres e Calamidades Naturais (Cedesnat), da Câmara dos Deputados, realizará no próximo dia 25 de abril uma audiência pública na Câmara de Vereadores de Irecê (BA). Os integrantes vão debater propostas para mitigar os efeitos da seca que afeta a região do estado.

“A seca e a estiagem prolongada na região já provocou, por exemplo, perdas na agricultura de sequeiro. Com a escassez de chuvas, as lavouras não conseguem se desenvolver e a safra de 2025 está praticamente perdida, deixando os produtores em alerta. A situação exige medidas urgentes, enquanto os produtores buscam alternativas para enfrentar uma das piores crises hídricas dos últimos anos”, declarou o presidente da Cedesnat, deputado Leo Prates (PDT-BA).

Segundo dados econômicos da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado (Faeb), a produção informal de leite…

Read More
Política Relevantes

STF decide se Bolsonaro e aliados se tornarão réus por tramar golpe

post-image

O Supremo Tribunal Federal (STF) começa a julgar, nesta terça-feira (24) às 9h30, se o ex-presidente Jair Bolsonaro e mais sete denunciados pela trama golpista vão se tornar réus na ação.

O caso será julgado pela Primeira Turma da Corte, colegiado formado por cinco dos 11 ministros que compõem o tribunal. Se o ex-presidente e seus aliados se tornarem réus, eles vão responder a uma ação penal, que poderá terminar com a condenação ou absolvição das acusações.

O Supremo vai decidir se recebe a denúncia apresentada em fevereiro deste ano pelo procurador-geral da República, Paulo Gonet, contra o chamado núcleo crucial, formado por oito dos 34 denunciados no caso. O Núcleo 1 é composto pelos seguintes acusados:

    Jair Bolsonaro, ex-presidente da República;
    Walter Braga Netto, general de Exército, ex-ministro e vice…

Read More
Política Relevantes

Alckmin defende retirar inflação de alimentos do cálculo da Selic

post-image

O presidente em exercício e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin, defendeu, nesta segunda-feira (24), que o Banco Central (BC) desconsidere a inflação de alimentos e energia ao definir a taxa básica de juros, a Selic. A declaração vem após o Comitê de Política Monetária (Copom) do BC elevar a Selic para 14,25% ao ano para conter a inflação.

Alckmin mencionou o exemplo do banco central dos Estados Unidos, que retira esses dois índices do cálculo dos juros básicos da economia estadunidense. “Uma taxa de juros elevada, como a Selic, em 14,25% ao ano, ela atrapalha a economia, porque torna muito caro o custo de capital”, disse, em evento promovido pelo jornal Valor Econômico.

Para o presidente em exercício, os aumentos nos preços de alimentos e energia são impulsionados por fatores…

Read More
Política Relevantes

Ministro do STJ que fez piada com ‘agilidade’ de baianos rebate governador: ‘Não vou me intimidar’

post-image

O ministro que viralizou nas redes sociais após fazer uma piada sobre a “agilidade de baianos” rebateu, nesta quinta-feira (20), uma crítica feita ao comentário pelo governado do estado, Jerônimo Rodrigues (PT).

Durante uma nova sessão da Quarta Turma do Superior Tribunal de Justiça (STJ), ocorrida à tarde, João Otávio de Noronha se mostrou surpreso com a repercussão do caso e citou baianos para se defender.

“Eu fiquei triste ao ver que o governador soltou uma nota considerando o comentário xenofobia. Sou eu que vou hostilizar os conterrâneos de Eliomar Baleeiro e outros grandes poetas?”, afirmou.

Em seguida, o magistrado negou que tenha cometido um erro e afirmou que não vai se intimidar com a circulação da “brincadeira” que fez.

“Eu queria dizer que eu não vou me intimidar. Eu não…

Read More
Política Relevantes

Humberto Costa é oficializado presidente nacional do PT

post-image

O senador Humberto Costa teve seu nome referendado pelo diretório nacional do PT e foi oficializado como presidente do partido. Ele deixa de ser interino e assume em definitivo a vaga deixada por Gleisi Hoffmann até o final do mandato.

O ato acompanha a decisão da Executiva Nacional do último dia 7 de março. À frente do PT, a prioridade de Humberto será a condução do Processo de Escolha Direta (PED) da legenda.

Dentre as pré-candidaturas postas até o momento, o favorito é o ex-prefeito de Araraquara, Edinho Silva, da corrente Construindo um Novo Brasil (CNB) – majoritária no partido, e a mesma de Humberto e outros medalhões.

“Hoje é um dia especial. O Diretório Nacional referendou a decisão da Executiva sobre meu nome como presidente nacional do PT. Vou trabalhar pela unidade na…

Read More