Relevantes

Com apoio do Governo, Bahia Farm Show terá edição ampliada este ano

Os eventos do setor agrícola são de grande importância para as diversas cadeias produtivas por disseminar conhecimento, apresentar soluções tecnológicas e estreitar laços entre todos os atores do negócio. E esse destaque ganha maior relevância no caso da Bahia Farm Show, que é a maior feira do setor no Norte-Nordeste e já tem preparativos avançados para a edição deste ano, dos dias 31 de maio a 4 de junho, em Luís Eduardo Magalhães. O Governo do Estado é um tradicional apoiador desse projeto idealizado e realizado pela Associação de Agricultores e Irrigantes da Bahia (Aiba), por considerá-lo impulsionador dos negócios do campo.

A Secretária da Agricultura, Pecuária, Irrigação, Pesca e Aquicultura da Bahia (Seagri) também é parceira do projeto e terá um estande no evento. Para ter uma visão atualizada do andamento dos preparativos, um grupo técnico, comandado pelo secretário da Agricultura, Leonardo Bandeira, incluiu na agenda de visita ao Oeste a ida, in loco, ao local dessa realização que, este ano, vem com área ampliada em 33% e que já está com 100% dos espaços comercializados. São 320 empresas expositoras que trazem à feira tecnologia em maquinário e implementos agrícolas, softwares e soluções inteligentes que representam o que há de mais avançado e efetivo para aplicação nas diversas fases do manejo agrícola.

“A Bahia Farm Show movimenta todo o Brasil. Para se ter uma ideia, o setor hoteleiro da região experimenta um movimento gigante no período da feira, e este ano não vem sendo diferente. Ampliamos a área, o número de expositores, e mesmo assim já temos 100% de ocupação de estandes, com lista de espera para quem ainda quer participar e espera por alguma desistência”, comenta o diretor financeiro da Aiba, Hélio Hopp.

Já o diretor executivo da Aiba, Alan Malinski, destaca que a expectativa é de que este ano sejam superados todos os números, já tradicionalmente robustos, dessa grande vitrine do agronegócio. “Além do crescimento em área e quantidade de expositores, esperamos superar os 70 mil visitantes e R$ 1,8 bilhão em negócios”, quantifica Malinski.

Para o secretário da Agricultura, Leonardo Bandeira, cada edição da Bahia Farm Show “é sempre um momento especial do agronegócio, que destaca o Oeste do estado, mas, também, fortalece todas as outras regiões, pois suas ações e conquistas reverberam pelos territórios, nas diversas cadeias produtivas do setor. Daí sua grande importância para a Bahia”.

Oeste – Além da visita técnica à Bahia Farm Show, a comitiva vem cumprindo, no decorrer desta semana, uma série de atividades na região Oeste do estado. Tendo à frente o secretário Leonardo Bandeira, o grupo também conta com o superintendente de Desenvolvimento Agropecuário, Adriano Bouzas, e o assessor técnico Paulo Emílio, ambos dos quadros da Seagri.

Logo na quarta-feira (5), foram acompanhadas as atividades do Centro de Análise de Fibras que é gerenciado pela Associação Baiana dos Produtores de Algodão (Abapa), em Luís Eduardo Magalhães. Nesse equipamento é certificado o algodão de toda a região batizada como Matopiba, que é a área fronteiriça entre os estados de Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia. Esse Centro de Análise de Fibras é o maior e mais bem equipado de toda a América Latina, contribuindo de maneira efetiva para o desenvolvimento dessa cultura. A Seagri é parceira na iniciativa, colaborando através do Centro Tecnológico Agropecuário do Estado da Bahia (Cetab), que é um dos seus braços. Atualmente, a fibra do algodão baiano é considerada a melhor de todo o mundo.

Ainda em Luís Eduardo Magalhães, a comitiva da Seagri visitou as instalações da empresa Vitória Agro, que, este mês, inicia a fase de testes de sua indústria de ração animal. Quando atingir atividade plena, a indústria terá capacidade de processamento de 40 toneladas/hora. Inicialmente serão produzidas rações para bovinos, equinos, caprinos e ovinos. Em valores atualizados, a Vitória Agro investiu cerca de R$ 45 milhões nesse empreendimento.

Além das visitas técnicas a plantios e empreendimentos, a equipe da Seagri ainda vem realizando, durante esta semana, uma série de reuniões com assessores e dirigentes da Aiba e da Abapa para avaliação de projetos e parcerias, como também análise de futuras ações que possam ser desenvolvidas em conjunto.

Ascom/Seagri

Leave a Comment

Your email address will not be published.

You may also like

Política Relevantes

Tribunal Penal Internacional emite prisão para Netanyahu e líderes do Hamas

post-image

O Tribunal Penal Internacional emitiu mandados de prisão, nesta quinta-feira, 21, contra o primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, o ex-ministro da Defesa Yoav Gallant e integrantes da cúpula do Hamas, acusando-os de crimes de guerra e crimes contra a humanidade devido à guerra em Gaza e aos ataques de outubro de 2023 que desencadearam a ofensiva de Israel na Palestina.

A decisão transforma Netanyahu e os outros em suspeitos procurados internacionalmente e é provável que os isole ainda mais e complique os esforços para negociar um cessar-fogo para pôr fim ao conflito de 13 meses. Mas as suas implicações práticas podem ser limitadas, uma vez que Israel e o seu principal aliado, os Estados Unidos, não são membros do tribunal e vários integrantes do Hamas foram posteriormente mortos no conflito.

Netanyahu e outros líderes israelenses condenaram o pedido…

Read More
Petrolina Política Relevantes

Uvas brasileiras na China: Guilherme Coelho comemora abertura de mercado

post-image

Na quarta-feira (20), os governos do Brasil e China acertam a abertura do mercado chines para as uvas brasileiras. O anúncio foi feito durante encontro entre os presidentes Lula e Xi Jinping em Brasília. O presidente da Associação Brasileira de Produtores e Exportadores de Frutas (Abrafrutas), Guilherme Coelho, representou o setor da fruticultura no evento.
 
Segundo Guilherme Coelho, foram quatro anos de negociações para fechar o acordo comercial. “Após muito trabalho, podemos comemorar essa importante conquista para a fruticultura, sobretudo para o Vale do São Francisco, principal produtor de uvas do Brasil. Nossos produtores terão acesso a um mercado de mais de 1 bilhão e 400 mil de pessoas. Isso trará reflexos para a economia local com geração de mais emprego e renda para a nossa gente”, disse.
 
Além das uvas frescas, o Brasil também poderá comercializar gergelim, sorgo e produtos de peixe como farinha…

Read More
Política Relevantes

Dos 417 prefeitos eleitos, apenas 77 têm propostas voltadas para combate ao racismo e promoção da Igualdade Racial

post-image

Reportagem do site parceiros Bahia Notícias, texto da jornalista Ana Clara Pires, revela que dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) apontam que a Bahia é o estado com a maior população negra do Brasil, com 80,2% dos habitantes se autodeclarando pretos ou pardos. Essa significativa representatividade ressalta o papel histórico e cultural da população negra no estado, que é também um importante cenário de debates sobre racismo e políticas de igualdade. No entanto, essa realidade também expõe os desafios contínuos no enfrentamento da desigualdade social e na luta contra a discriminação.

Apesar deste dado, apenas 77 prefeitos eleitos no estado apresentam propostas específicas voltadas para a promoção da igualdade racial, segundo levantamento feito pelo Bahia Notícias. Esse número representa uma discrepância significativa entre a composição racial da população e a prioridade dada às políticas…

Read More
Política Relevantes

Brasil, ONU e Unesco lançam Iniciativa Global sobre Mudanças do Clima

post-image

O governo brasileiro, as Nações Unidas e a Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (Unesco) lançaram nesta terça-feira (19) no âmbito da Cúpula do G20, no Rio de Janeiro, uma iniciativa conjunta para fortalecer pesquisas e medidas para combater a desinformação que contribui para o atraso e a inviabilização de ações climáticas. A Iniciativa Global para Integridade da Informação sobre Mudanças do Clima é uma intervenção para impulsionar o apoio a ações climáticas urgentes em um momento em que os cientistas alertam que o tempo do mundo está se esgotando.

A ONU e Unesco tornaram-se parcerias importantes do governo brasileiro neste desafio. Outros países e organizações internacionais comprometidos com as metas climáticas e o compromisso com a integridade da informação estão sendo convidados a participar. Até agora, Chile, Dinamarca, França, Marrocos, Reino Unido e…

Read More
Política Relevantes

Transição energética e agenda bilateral são destaque no 2º dia do G20

post-image

O segundo e último dia da reunião de cúpula do G20, no Rio de Janeiro, vai ser marcado, nesta terça-feira (19), por discussões sobre transição energética e agendas bilaterais, além da transmissão da presidência rotativa do grupo das principais economias do mundo. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva terá encontros reservados com líderes de quatro países. Todos esses compromissos serão no Museu de Arte Moderna, na região central da cidade. 

O primeiro compromisso de Lula, às 9h15, é com o primeiro-ministro da Índia, Narendra Modi. Às 10h, haverá a terceira sessão da reunião de líderes. O tema é o desenvolvimento sustentável e transição energética, um dos interesses prioritários do Brasil no G20. Pouco depois das 12h haverá a sessão de encerramento da cúpula e a cerimônia de transmissão da presidência do G20 do Brasil para a África…

Read More
Política Relevantes

Cúpula de Líderes do G20 começa nesta segunda

post-image

A partir desta segunda-feira (18), os olhos do mundo estarão voltados para o Rio de Janeiro. Começa a Cúpula de Líderes do G20 (grupo das 19 maiores economias do planeta, mais União Europeia e União Africana), onde o Brasil passará a presidência do grupo para a África do Sul.

Ao todo, 19 chefes de Estado e de Governo estão na cidade para debaterem um documento que chegue a um consenso entre os três eixos que marcaram a presidência brasileira no G20 ao longo de um ano. A única ausência será a do presidente russo, Vladimir Putin, que será representado pelo ministro das Relações Exteriores do país, Sergei Lavrov.

O primeiro eixo da presidência brasileira no G20 é o combate à fome, à pobreza e à desigualdade. O segundo é o desenvolvimento sustentável, o enfrentamento às…

Read More
Política Relevantes

“Estamos a caminho de um suicídio planetário”, diz climatologista

post-image

O climatologista Carlos Nobre, referência mundial sobre o tema, considera insuficientes as propostas apresentadas até agora pelos países na 29ª Conferência das Partes da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP29), que está sendo realizada em Baku, no Azerbaijão.

Segundo Nobre, as partes do Acordo de Paris ainda não foram capazes de avançar na meta de reduzir as emissões do planeta de gases de efeito estufa em 43% até a COP28 e, se fossem capazes, essa estratégia não seria mais eficiente para manter o aumento da temperatura planetária em 1,5 grau Celsius (ºC) acima do período pré-industrial. “Nós já estamos há 16 meses com a temperatura elevada em 1,5 grau. Existe enorme risco de ela não baixar mais. A partir de agora, se ficar três anos com 1,5 grau, a temperatura não baixa mais”, afirma.

Alcançar os 43% já…

Read More
Política Relevantes

Reunião de cúpula do G20 decidirá sobre taxação de super-ricos

post-image

A reunião de cúpula do G20 decidirá, na próxima semana, sobre a principal proposta do Brasil durante a presidência no grupo. Os chefes de Estado e de Governo das 19 maiores economias do planeta, mais União Europeia e União Africana debaterão a taxação dos super-ricos como fonte de financiamento para o combate à desigualdade e o enfrentamento das mudanças climáticas.

Apresentada pelo Brasil em fevereiro, durante a reunião dos ministros de Finanças e presidentes dos bancos centrais do G20, em São Paulo, a proposta foi mencionada como ambiciosa pelo próprio ministro da Fazenda, Fernando Haddad. A presidência brasileira no G20 defende um imposto mínimo de 2% sobre a renda dos bilionários do mundo, que arrecadaria entre US$ 200 bilhões e US$ 250 bilhões anualmente, conforme um dos autores da proposta, o economista francês Gabriel Zucman.