A Liga Sul-Minas está instituída no futebol brasileiro. Em reunião na manhã desta quinta-feira, na sede do Flamengo, representantes de 13 clubes aprovaram a criação da organização, como confirmou à ESPN Brasil Delfim Peixoto, presidente da Federação Catarinense.
Segundo ele, a ideia é que a primeira edição do torneio, a ser disputada já em 2016, reúna dez equipes, duas de cada estado, de acordo com o ranking da CBF. O torneio teria oito datas e seria adaptado ao calendário dos Estaduais.
“O estatuto da nova liga, que vai gerir a Copa Sul-Minas junto com as federações, já foi aprovado e vai ser mandado à CBF. Nos próximos 20 dias, o pessoal encarregado vai fazer o regulamento da competição propriamente dita, que terá a participação de dez clubes”, disse Delfim.
As equipes do torneio seria Flamengo, Fluminense, Cruzeiro, Atlético-MG, Coritiba, Atlético-PR, Grêmio, Internacional, Figueirense e Criciúma. A Liga, contudo, tem como fundadores 13 clubes, com o acréscimo de Joinville e Chapecoense.
“Com esses dez clubes, serão organizadas oito datas. Como eles jogarão, será definido em nova reunião dentro de 15 dias. Tudo será levado para a CBF e, se aprovado, devidamente registrado”, acrescentou o mandatário da Federação Catarinense.
Gilvan de Pinho Tavares, presidente do Cruzeiro, foi eleito para comandar a entidade.
Delfim Peixoto também falou sobre a possibilidade de mais clubes, de outros estados, como São Paulo, se unirem à Liga. “A princípio, seria Sul-Minas, mas houve o interesse desses clubes. Sobre os paulistas, nada impede que eles tenham interesse de participar. Para 2016, acho que é difícil, mas, para o próximo ano, seria até importante a participação deles”, afirmou.
Fonte: MSN Notícias