Na raça. Foi assim que o Bahia aprontou para cima do Vitória da Conquista e virou a partida na noite desta quarta-feira (29) no Lomantão. Com poucos momentos de bom jogo e desorganizado em campo na maior parte do tempo, o Tricolor saiu perdendo no gol de Tatu ainda no primeiro tempo. O Esquadrão conseguiu empatar com Anderson Talisca na segunda etapa e aos 50 minutos do segundo tempo arranjou um contra-ataque para vencer os donos da casa por 2 a 1 na partida válida pela quarta rodada do Grupo B da Copa do Nordeste.
Com três pontos somados, o Bahia foi a sete e tomou a segunda colocação do grupo, empatado em pontos com o líder CSA, que ainda joga nesta quinta-feira (30) com o Santa Cruz, no estádio Rei Pelé. O Santa fica em terceiro, com quatro pontos e na lanterna, praticamente sem chances de classificação, o Vitória da Conquista completa, com apenas um ponto marcado.
Pela quinta rodada, a penúltima da primeira fase do Nordestão, o Tricolor volta a campo no próximo domingo (2) e encara o Santa Cruz no Lacerdão, na cidade pernambucana de Caruaru, a partir das 16h. O Vitória da Conquista tem compromisso fora de casa e encara o CSA-AL no estádio Rei Pelé, também no domingo, às 20h30.
Bola rolando O time tricolor foi o primeiro a sair para o jogo quando a bola rolou no Lomantão. Com mais iniciativa, o Bahia criou as primeiras oportunidades e fez a equipe do Conquista recuar no perigo. No primeiro susto, aos 7 minutos, Maxi recebeu na intermediária, escapou entre dois zagueiros, encobriu o goleiro Neto na finalização, mas a defesa correu para tirar de qualquer jeito pela linha de fundo.Na marca dos 10 minutos o Vitória da Conquista perdeu o goleiro Neto, que caiu feio depois da bola dividida com Lucas Fonseca e machucou o braço. Pedro entrou na substituição. Quando a partida recomeçou o Tricolor seguiu pressionando, com boa troca de passes, mas não demorou até os donos da casa acordarem para o jogo. A reação começou aos 16′, quando Lorran aproveitou a bola desviada pela defesa do Bahia, invadiu a área com perigo, mandou o chute e Lucas Fonseca bloqueou para salvar.Quando passou a dar mais trabalho para a defesa tricolor, o Vitória da Conquista foi mais eficaz e conseguiu balançar a rede de Marcelo Lomba. Lorran levantou a bola para a área do Bahia e Tatu aproveitou a falha da zaga para cabecear certeiro para o gol. Depois de marcar o Bode não recuou e passou a jogar melhor que o Tricolor durante todo o primeiro tempo, com mais volume de jogo, e finalizando com perigo diante das dificuldades de criação do Bahia.
Assim como na primeira etapa, no recomeço de jogo no segundo tempo o Esquadrão novamente foi com força para o ataque e quase marcou logo aos três minutos. Hélder recebeu o passe de Wilson Pitoni, mandou o chute de primeira e a bola explodiu na trave direita do goleiro Pedro. O lance não sucedeu um momento de pressão do visitante e o Conquista equilibrou a partida emplacando também jogadas no ataque.
Tentando fazer o time reagir o técnico Marquinhos Santos fez alterações, com Talisca e Raylan no lugar de Maxi e Raul, respectivamente, mas as mudanças não se refletiram em mais organização tática para o Esquadrão. O time continuou perdido, a bola não chegava para o ataque tricolor e os chutões mal levavam perigo para o goleiro Pedro.
Sem a organização para chegar tocando, restava ao Bahia esperar pelas chances na bola parada. E foi assim que o time chegou ao empate aos 32 minutos. Anderson Talisca cobrou bem a falta na oportunidade da entrada da área e não deu chance para o goleiro Pedro, deixando tudo igual no placar. O Tricolor ganhou espaço em campo depois do gol, voltou a articular bem as jogadas no ataque, mas se viu com um jogador a menos depois que Raylan foi expulso, aos 42 minutos.
O Bode ainda colocou uma bola na trave nos minutos finais, mas foi o Bahia que arranjou força para virar o jogo aos 50′. Pitoni recebeu a bola no contra-ataque puxado por Branquinho, venceu a zaga do Bode e mandou o chute da virada antes do apito final.
Correio