Cerca de 350 jovens de todo o estado devem participar,. a partir de hoje (10/04) e até o próximo domingo, da 1ª Olimpíada e 6º Festival da Juventude Rural. O objetivo é possibilitar uma articulação entre atividades esportivas e de lazer e as grandes bandeiras de luta dos jovens do campo. A atividade, que acontece em Carpina, na Zona da Mata, é realizada por meio de uma parceria entre o Ministério dos Esportes, a Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) e a Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado de Pernambuco (Fetape). A temática “Políticas públicas para uma sucessão rural com qualidade de vida” será o mote de todos os debates ocorridos durante o evento.
Na pauta, estão oficinas temáticas coordenadas por estudantes dos cursos de Licenciatura em Educação Física e em Ciências Agrícolas da UFRPE, que terão metodologia multidisciplinar. Nelas serão debatidos os seguintes temas: Lutas e Sindicalismo; Agricultura Familiar e Agroecologia; Reforma Agrária e Sucessão Rural; Estatuto da Juventude e Políticas Públicas; Marcha das Margaridas, Gênero e Geração; e Reforma Política. Em cada sala, haverá sempre ligação entre essas abordagens e os esportes, os jogos, a dança, a ginástica, a percussão, as artes ou o teatro.
As modalidades esportivas prometem mobilizar a juventude que, antes de chegar a essa etapa estadual, participou de momentos em suas regiões. Serão praticados Futebol de Campo (masculino/feminino); Futsal (masculino/feminino); Sinuca (masculino/feminino); Corrida (masculino/feminino); Salto (masculino/feminino); além de Dominó, Dama e Xadrez (que poderá envolver ambos os sexos).
A realização da 1ª Olimpíada e 6º Festival da Juventude Rural conta também com a parceria dos Cursos de Licenciatura em Ciências Agrícolas e em Educação Física da UFRPE, do Núcleo de Agroecologia e Campesinato (NAC) e do Laboratório de Estudos e Pesquisa em Educação Física, Esporte e Lazer (LEPEL./PE).”
Programação da 1ª Olimpíada e 6º Festival da Juventude Rural
Sexta-feira (10/04), às 16h30 – no Centro Social Euclides Nascimento – Mística de Abertura, com a participação dos músicos do Projeto Pau e Lata, de Natal/Rio Grande do Norte
17h30 – Abertura Politica – que contará com representantes do Ministério dos Esportes, UFRPE, Fetape, Governo do Estado, entre outras entidades, e da Comissão Estadual da Juventude Rural (Cejor)
Sábado (11/04) – 8h – Oficinas Temáticas – No Centro Social Euclides Nascimento e Cetreino
16h – Modalidades Esportivas – no Cetreino
20h – Noite Cultural e Desfile da Garota e Garoto Rural – no Centro Social Euclides Nascimento
Domingo (12/04) – 8h – Modalidades Esportivas – no Cetreino
11h – Entrega das Medalhas – (local a ser definido)
2h – Mística de Encerramento