Começou a campanha de cadastro para mesário voluntário para as eleições 2018 em Petrolina. Os interessados já podem fazer sua inscrição. No município, estão sendo ofertadas 2.580 vagas.
De acordo com o chefe da 145ª Zona Eleitoral de Petrolina, Edvanilson Araújo, não existe prazo para fazer a inscrição, mas quem deseja participar da eleição 2018, o ideal é se cadastrar antes do mês de junho, quando está prevista a convocação dos mesários.
As inscrições para mesário voluntário devem realizadas no site do Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco (TRE) através do preenchimento de cadastro. Para ser voluntário, é necessário ser maior de 18 anos de idade e estar em dia com a justiça eleitoral. Há prioridade para quem tem o ensino médio completo.
As vantagens de atuar como mesário são o recebimento de um valor como auxílio-alimentação, direito a dois dias de folga no trabalho, sendo mais dois dias de folga para quem participar do treinamento. Além disso, a atuação pode servir como critério de desempate em concursos públicos. Outro benefício é destinado ao mesário universitário, que terá direito a 30 horas de crédito na grade extracurricular.
As pessoas que se inscreverem como mesário voluntário devem esperar a convocação oficial, porque apenas o ato da inscrição não confirma a nomeação imediata.
Quem se voluntariar e não comparecer terá prazo de 30 dias para justificar a ausência ao juiz eleitoral. “À medida que a pessoa se torna voluntária, a pessoa passa a ter um dever legal de aparecer. Ela passa a receber a penalidade de um mesário convocado e é sujeita a multa”, explica Edvanilson.
Fonte: Portal G1 Petrolina




