O Projeto de Extensão Associação das Mulheres Rendeiras – Univasf está em vigor desde 2005 com a direção de Alvany Maria Santiago, professora no Curso de Administração da Universidade Federal do Vale do São Francisco – Univasf. O objetivo principal é o de instigar a convivência pacífica entre homens e mulheres e difundir valores éticos, “de absoluto, respeito à dignidade humana e igualdade entre homens e mulheres”, afirmou a professora. A campanha que começa amanhã, 08 de março, dia Internacional da Mulher, vai até 21 de setembro, Dia Mundial da Paz.
Para a solenidade de abertura o programa organizou uma vigília que irá começar hoje às 22h com o término previsto para as 08h com café da manhã e apresentação da banda ‘Fogo no Monturo’ na sede da Associação das Mulheres Rendeiras, situada no bairro José e Maria em Petrolina, na Avenida José Lopes da Silva, 190 ao lado da Escola José Joaquim.
Segundo Alvany Maria Santiago é importante a participação da sociedade em geral para disseminar o bom convívio entre homens e mulheres. “Serão realizadas palestra, conversas, visitas domiciliares, resoluções de conflito, concurso de fotografias, desenhos e incentivo à denúncia pelo n°180”, destacou Alvany Maria. Estão convidados agentes de saúde, líderes religiosos, mídia, Sindicato dos Trabalhadores Rurais, Defensoria Pública, Câmara de Vereadores, Secretaria da Mulher, Conselhos da Mulher, Conselho Tutelar, Delegacias Especial da Mulher e outras delegacias.
O projeto foi apresentado pela professora no “Japan 2012”, em novembro do ano passado no “Global Meetinhg Internacional Peace Research Association” (Associação Mundial de Pesquisa Sobre Paz) na sessão “Women And Peace” (Mulheres e Paz), evento que agrega representantes de 130 países para discutir os direitos humanos e a igualdade entre os gêneros.
Por: Denise Saturnino