Começaram as obras na Catedral Sagrado Coração de Jesus, no Centro de Petrolina, no Sertão Pernambucano. Cerca de 15 homens trabalham há mais de um mês na restauração do patrimônio religioso. A expectativa é que a reabertura da igreja aconteça no início de novembro deste ano, com uma festa que contará com presença de bispos de várias partes do país.
A reforma, orçada em R$ 1,2 milhão, prevê a remoção do piso, a substituição da rede elétrica, a revisão no telhado e a construção de uma capela para o santíssimo, dentre outras modificações no altar do templo.
Segundo o bispo emérito de Petrolina, Dom Paulo Cardoso da Silva, a catedral possui 85 anos de existência e já apresentava sinais de deterioração. “A igreja estava com problemas no telhado, como goteiras e a fiação elétrica estava muita antiga”, explica.
A última melhoria no prédio foi feita há mais de uma década. A reforma atual necessita de um investimento elevado e a diocese alega não disponibilizar de todo o recuso. Por isso, o bispo pede a colaboração da comunidade católica da cidade.
“Para um restauro desse porte, faltam recursos próprios. Por isso, temos que apelar para mutirões e empresas. Pessoas simples podem também ofertar qualquer valor”, enfatiza o bispo.
Quem tiver interesse em fazer doações para ajudar na reformas, pode se dirigir ao Palácio Diocesano, que fica ao lado da Catedral.
G1 Petrolina