A Cerimônia que marcou a abertura dos Cursos de Especialização dos Projetos de Apoio ao SUS aconteceu na manhã desta quarta-feira, 02, no campus da UNIVASF em Juazeiro. Os cursos vão até dezembro deste ano e contemplam profissionais inseridos na rede pública (SUS) das duas regiões: Bahia e Pernambuco, que compõem a Rede Interrestadual.
Na Bahia, a estimativa é de que até 108 profissionais sejam formados em Juazeiro e na região composta por oito municípios: Campo Alegre de Lourdes, Casa Nova, Curaçá, Pilão Arcado, Remanso, Sento Sé, Sobradinho e Canudos, de forma que contribuirão para uma maior qualificação do SUS em cada localidade.
Três cursos de especialização estão sendo ofertados: Gestão da Clínica nas Regiões de Saúde, Regulação em Saúde no Sistema Único de Saúde (SUS) e Educação na Saúde para Preceptores do SUS.
Durante a solenidade, o secretário de saúde de Juazeiro, Cássio Garcia, explicou a importância do projeto, que irá identificar as realidades de cada local para melhor qualificação dos serviços. “O curso vem com um diferencial de metodologia que vai garantir maior conhecimento e transformação do ser humano, visando à construção de um futuro melhor para o SUS em Juazeiro e região; garantindo assim o acesso do usuário de maneira integral aos atendimentos. Esta é uma grande oportunidade profissional e espero que todos aproveitem este processo de Educação Permanente, no intuito de beneficiar ainda mais a comunidade”, disse.
Cássio Garcia aproveitou também para agradecer as parcerias. “Em menos de seis meses volto a este auditório a falar de processos de qualificação, pois muitos projetos já foram realizados na cidade, como o Congresso do IMIP, o Congresso de Formação para o SUS – Norte/Nordeste da UNIVASF, por exemplo; agora a parceria com o Instituto de Ensino e Pesquisa Sírio Libanês. Outra instituição renomada. A UNIVASF também tem papel fundamental na Educação. Quero ainda parabenizar o empenho dos parceiros da Bahia e do Ministério da Saúde, que contribuíram para o desenvolvimento deste projeto, que qualificará os profissionais, pois é preciso ter conhecimento para transformar a si próprio e mudar a realidade na qual vivemos”, considerou.
Representando a Gerência Regional de Saúde e a Secretaria Estadual de Saúde da Bahia, Maria Helena Gomes, falou que o momento é válido para buscar novos conhecimentos fundamentais para a satisfação dos usuários. “O SUS é uma escola, onde cada dia aprendemos e levamos informações. O curso é oportunidade de buscar novas informações para colocar em prática, levando melhorias dos atendimentos ofertados aos usuários e aumentando as possibilidades de garantir serviços melhores”, avaliou.
Para a Gestora de Aprendizagem do Instituto Sírio Libanês de Ensino e Pesquisa, Fernanda Rebouças, o curso vai fortalecer a Rede Interrestadual e o SUS. “É muito gratificante poder ver que aqui estão profissionais que almejam um SUS melhor. Que todos continuem acreditando neste Sistema como política pública, para que possamos construir as transformações necessárias”, destacou.
Encerrando a solenidade, a professora da UNIVASF, Glória Maria Pinto Coelho, falou do papel da universidade e agradeceu os parceiros. “A instituição cumpre todos os compromissos referentes a novidades e desafios que possam contribuir para uma educação melhor, já que a UNIVASF não pode se furtar de cumprir sua missão de pesquisa e extensão. Quero agradecer as Secretarias de Saúde de Juazeiro e Petrolina e os Governos de Pernambuco e Bahia. Vamos continuar abrindo espaços para formação tecnológica dos professores e alunos”, concluiu.
O evento é uma realização da Secretaria da Saúde de Juazeiro em parceria com o Ministério da Saúde e o Instituto de Ensino e Pesquisa Sírio Libanês, além de outros parceiros.




