Com o início da Quaresma, período de 40 dias que antecede a Páscoa, que este ano será celebrada no dia 1º de abril, muitos católicos optam por realizar sacrifícios, e entre eles está o não consumo da carne vermelha. É também nessa época que o comércio de carne branca comemora e os vendedores de peixe esperam um maior faturamento. Em Petrolina, no Sertão de pernambuco, a expectativa é de que as vendas aumentem em 60%.
Entre os peixes mais procurados nesta época, estão o filé de tilápia e o surubim, que estão custando R$15 e R$ 23 o quilo, respectivamente. Segundo a vendedora Socorro Antunes, os preços dos pescados estão em conta e a expectativa é de que as vendas melhorem durante a Semana Santa, próximo ao domingo de Páscoa. “A gente espera que melhore muito, porque o brasileiro só deixa para última hora mesmo”, disse.
Você sabe escolher bem o peixe na hora de comprar?
Na hora de comprar um pescado, aspectos como cheiro, aparência e refrigeração devem ser considerados. Os olhos do animal devem estar brilhantes, as pupilas escuras e a íris branca ou amarelada, e as brânquias vermelhas ou rosadas, e úmidas. No momento da compra, também é imprescindível procurar saber a procedência do produto com o vendedor.
G1 Petrolina


