Por Jacqueline Santos
O carnaval de Juazeiro está se aproximando e a cidade se prepara para mudar um pouco a sua rotina. A Prefeitura Municipal de Juazeiro decretou feriado no dia 14, oitavo dia de festa, porém os lojistas decidiram fechar suas portas também no sábado, dia 15.
Segundo o Sindicato dos Comerciários, durante os 10 dias de folia o comércio pretende manter a sua média de vendas como nos outros anos, mesmo fechando dois dias. Ainda de acordo com o sindicato, nos outros dias de carnaval as lojas irão abrir normalmente em horário comercial, das 8h às 18h.
Apesar de o sábado ser ponto facultativo para o comércio, grande parte dos donos de estabelecimentos optou por não funcionar no dia, como é o caso do empresário Eduardo Magno, que tem uma loja de suporte de sistemas no centro de Juazeiro. “Nesta época o movimento não é tão intenso comparado ao restante do ano, sendo assim, não abriremos a loja no sábado pós-feriado. Acredito que a perda não será considerável e os funcionários podem brincar um pouco mais o carnaval,” afirmou o empresário.
Por outro lado alguns comerciantes vão funcionar a todo vapor durante a folia momesca, como é o caso dos donos de distribuidoras de bebidas que aumentam o volume de vendas neste período. Segundo Clodoaldo Júnior, sócio em uma distribuidora de bebidas em Juazeiro, a ideia é que seu estabelecimento funcione de acordo com a procura. “Funcionamos normalmente de 8h até 19h, mas durante o carnaval planejamos fechar às 21 horas. Mas, claro, que este horário pode se estender dependendo da clientela”, salientou o comerciante.
O Diário da Região procurou a Câmara de Dirigentes Lojistas de Juazeiro para saber mais sobre a preparação do comércio para o carnaval, porém o órgão não quis falar sobre o assunto.
O Carnaval de Juazeiro 2014, que comemora os 100 anos de carnaval da cidade, acontece entre os dias 7 e 16 deste mês em três pólos: na Rua 28 de Setembro, na Orla II e no circuito Adolfo Viana/Orla II.
Foto: Geraldo José