O número de homicídios em Juazeiro no início de 2015 motivou a Comissão de Segurança, Cidadania e Direitos Humanos da Câmara de Vereadores de Juazeiro buscar órgãos públicos de segurança para criar estratégias e coibir a violência.
Os vereadores Adriano Amorim Bastos (PROS), presidente; e os membros Anastácio José de Assis (SDD), Jean Gomes (PT), Bené Marques (PSDB), Francinalvo Leopoldo (PT do B) que compõe a comissão, participaram de uma reunião na manhã de ontem (15), que tem como proposta um comitê formado pelas Policias Civil e Militar, Ministério Público, Prefeitura e seus órgãos ligados à segurança, (CSTT), educação, social e saúde.
O comandante do CPRN, Tenente Coronel Carlos Alberto Neves falou sobre a situação atual da segurança no município, e o esforço da Polícia Militar para proteger a população. Segundo o TC Neves a maior parte dos casos de violência são causados pelo uso e dívidas por entorpecentes. “Segurança pública não é apenas polícia militar e civil”, ressaltou.
Neves ressaltou que a demanda é alta para o efetivo e que a polícia ainda encontra obstáculos como o acesso de viaturas em algumas regiões do município devido à falta de estrutura.
O delegado regional da Policia Civil, Dr. Fábio Cândido, informou que todos os crimes estão sendo investigados, e que dos mais de 40 homicídios, nove foram elucidados e outros estão em andamento.
“Iniciamos há 20 dias uma operação qualificada de combate aos homicídios e nós conseguimos em pouco mais de 15 dias recapturar 19 homicidas além da resolução no tráfico de drogas e nos crimes violentos. Também solucionar crimes contra o patrimônio e uma quadrilha que vinha adulterando documentos”, revelou.
Cândido lembra a importância de modificar a estrutura prisional, dando condições para a ressocialização dos detentos.
A comissão parabenizou a todos pelo comprometimento com o município e os vereadores se colocaram à disposição de todos os órgãos buscando maior integração no intuito de melhorar a vida social dos munícipes.
“Nós acreditamos que cada instituição fazendo sua parte despertando também a responsabilidade em cada cidadão, que tem a missão de educar seus filhos, teremos uma sociedade mais justa”, declarou o vereador Sargento Bastos, presidente da Comissão de Segurança, Cidadania e Direitos Humanos.
Na última sexta-feira (10), a comissão realizou a primeira reunião e estabeleceu algumas metas e ações para contribuir com a segurança e cidadania no município. Novas reuniões serão agendadas para responder à sociedade o mais rápido possível.
Fonte: ASCOM GOV BA