Na próxima terça-feira(27), às 14h30, representantes da secretaria municipal da Mulher; do Desenvolvimento Social e Trabalho (SEDEST); da Saúde, Educação e Segurança Cidadã se reunirão para executar mais uma etapa de implantação do Programa Crack é Possível Vencer.
Com o objetivo de mudar a situação de risco em que muitas pessoas se encontram, (usuários e pessoas próximas), o Governo Federal lançou em dezembro de 2011, o programa “Crack, é Possível Vencer”. O projeto é composto por 06 etapas, o município já está na 04ª etapa e neste encontro serão traçadas novas estratégias para a continuidade dos trabalhos de implantação.
Petrolina está entre as 26 cidades do Nordeste que aderiram ao programa do governo Federal. Segundo a secretária da Mulher, umas das integrantes do Comitê, Roseane Farias, o programa tem entre suas linhas de ação a integração de órgãos e instituições que passarão a atuar em uma linha conjunta, bem como a conscientização e o estímulo para que a sociedade abrace a idéia e seja parceira do projeto. “É preciso que todos se unam no combate a essa droga tão devastadora e que já se tornou uma epidemia no país”, ressalta a secretária. O Nordeste é a segunda região a ter mais cidades inseridas no programa, perdendo apenas para a região Sudeste que possui 69 municípios incluídos.
O Programa é composto por três eixos: cuidado, autoridade e prevenção. O primeiro é direcionado à saúde e assistência, onde se pretende aumentar a oferta de tratamento de saúde e atenção aos usuários. O segundo, a autoridade, se refere à segurança, o enfrentamento ao tráfico de drogas e as organizações criminosas. E o terceiro eixo é a prevenção, responsável pela educação, capacitação e informação, de forma a reduzir os fatores de risco.
Texto: Soraide Cavalcanti