Diante das reações emocionadas após a divulgação das fotos do garotinho sírio Alan Kurdi, que morreu afogado durante uma travessia de bote para tentar chegar à Grécia, muitos leitores da BBC Brasil perguntaram em nossa página no Facebook como seria possível ajudar os refugiados.
Abaixo, listamos organizações e iniciativas que fornecem ajuda a refugiados sírios e de outras nacionalidades – seja no Oriente Médio, na África, na Europa e também aos que conseguiram fugir da guerra e agora estão vivendo no Brasil.
Leia mais: Brasil acolhe mais sírios que países na rota europeia de refugiados
Unicef
“Ficar chocado não é o suficiente. O choque tem que ser seguido de ação”, dia a agência da ONU para a infância em sua página no Facebook. Doações serão usadas para campanhas de imunização contra sarampo, compra de kits de material escolar, compra de cobertores e sachês de micronutrientes para ajudar as crianças a sobreviverem ao inverno.
Ajude as crianças da Síria clicando aqui e saiba mais informações aqui.
Acnur
A agência de refugiados da ONU está promovendo campanhas específicas para arrecadar verba para suas ações com famílias refugiadas e para ajudar os sírios especificamente.
Para as famílias refugiadas em geral, o dinheiro é direcionado à compra de itens como kits de cozinha e mosquiteiros para proteger crianças de doenças como malária.
Boa parte das doações aos sírios, segundo a Acnur, será usada para “fornecer o auxílio necessário à medida que o rigoroso inverno se aproxima”, com a compra de cobertores térmicos e barracas.
Você pode ajudar clicando aqui ou aqui.
Rescue International
A ONG, uma das poucas que trabalha em ilhas gregas que vêm recebendo milhares de refugiados diariamente, afirma que as doações serão usadas para comprar kits de higiene para as famílias refugiadas, compra de latrinas e alimentos especiais para crianças desnutridas.
Clique aqui para ajudar.
Leia mais: O outro lado da crise migratória: islandeses oferecem suas casas a refugiados
Save the Children
Trabalha em países de onde as famílias estão fugindo, como a Síria, e em outros, que são rotas de fuga e destino final, como Turquia e Itália, onde, segundo a ONG, mais de 6 mil crianças refugiadas chegaram sozinhas.
Clique aqui para ajudar.
Cáritas
A ONG é a principal referência para refugiados que chegam ao Brasil.
Cáritas em São Paulo
Apenas neste ano, atendeu a 810 sírios. No total, em 2014, atendeu 6.629 pessoas de 87 nacionalidades diferentes. Há informações sobre como podem ser feitas as doações no Facebook da organização. Há campanhas para a coleta de cobertores, leite em pó e itens de higiene. Saiba mais aqui.
Para quem quiser doar dinheiro, a conta é:
Caritas Arquidiocesana de São Paulo
Banco Itaú
Agência 251
Conta corrente 7001-7
CNPJ 62021308/0001-70
Cáritas no Rio de Janeiro
Além do Rio, fornece ajuda para as sedes da organização em outros 19 estados. No momento, está coletando itens como colchões, alimentos não-perecíveis, roupas e fraldas. Também é possível apadrinhar um refugiado, especialmente os mais vulneráveis, como as crianças.
Saiba mais aqui.
comunicacao@caritas-rj.org.br
Fonte: MSN Notícias