As companhias aéreas de menor porte lideram o ranking das empresas com maior número de reclamações feitas por passageiros à Anac (Agência Nacional de Aviação Civil) em 2011.
A WebJet encabeça a lista. A cada 10 mil passageiros transportados pela companhia, 7,26 fizeram queixas à agência reguladora no ano passado no total, 3.800 clientes reclamaram. Na segunda posição, com um índice de 4,08 reclamações a cada 10 mil passageiros transportados, vem a Passaredo. Em terceiro e quarto lugares aparecem a regional TRIP e a Avianca.
O cenário reflete o forte crescimento das empresas aéreas menores. A participação dessas empresas nos voos domésticos cresceu 29,7% em dezembro na comparação com o mesmo mês de 2010, frente a um crescimento de 7,27% do mercado.
OUTRO LADO
A WebJet disse que em 2011 atingiu os melhores índices de pontualidade segundo a Infraero. A liderança nesse quesito é prova do comprometimento da companhia em atender bem os seus clientes, diz em nota. A TRIP, que sua estratégia prevê o contínuo aperfeiçoamento de seus processos e manutenção dos mais rigorosos padrões no atendimento a seus clientes. As demais não se pronunciaram.