A Compesa Petrolina lançou na última semana o projeto Parceiros do Meio Ambiente, que visa estimular os estabelecimentos comerciais da área automotiva a adotarem voluntariamente uma prática de sustentabilidade ambiental, a fim de evitar que resíduos (óleo e areia) sejam lançados nas tubulações da rede de esgoto. Segundo a assistente social da GNR São Francisco, Lucy Calazans, o programa tem por objetivo incentivar a construção de caixas separadoras de óleo e areia por parte dos estabelecimentos a exemplo de oficinas mecânicas, lava-jatos, locais que executam serviços como troca de óleo, funilaria e pintura, entre outros, que possuem atividades relacionadas à lavagem de peças, veículos ou equipamentos sujos de óleo. “Esse é um trabalho de prevenção. A ideia é que haja uma sensibilização e entendimento de que o direcionamento do óleo e areia, para as tubulações da rede de esgoto são os principais causadores de entupimentos e obstruções. Isso ainda interfere na eficiência da manutenção do sistema ” destacou Lucy, ressaltando ainda que o óleo recolhido pela caixa pode ser vendido pelo proprietário do estabelecimento, tornando-se mais uma fonte de lucro.
A caixa de separação do óleo e areia é formada por três recipientes feitos em alvenaria, impermeabilizados e ligados por canos de 100 mm. Eles recebem a água bruta da lavagem de peças, faz a filtragem desta água, e retém o óleo, liberando assim somente a água para a rede. A Dasa Auto Service, primeira parceira da Companhia neste projeto, já construiu sua caixa. Para o empresário Francisco Lima, proprietário da empresa, a construção da caixa de separação foi um investimento importante. “A Campanha é válida pois além de estarmos prevenindo futuros problemas na rede de esgoto, estamos contribuindo para a preservação do meio ambiente. Além disso, ela me garantirá mais uma renda, já que vou ter como revender esse óleo selecionado. ”, disse Lima afirmando também que já começou a mobilizar outros amigos donos de postos de combustível e oficinas para aderirem à campanha.
Como participar
Para se tornar um parceiro, os interessados devem procurar o núcleo de Responsabilidade Social da Compesa, na sede da gerência localizada na Avenida Tancredo Neves, S/N, Centro ou entrar em contato através do telefone: 3866-6761. “A nossa equipe já está em campo fazendo a visitação aos estabelecimentos para apresentar o projeto e tentar conseguir o maior número de parceiros. Quem se interessar pode também nos procurar na Gerência regional, ou ligar e agendar uma visita para que possamos firmar essa parceria , em que todos levam vantagem” , finalizou Lucy.
(GRFM)