A Casa dos Conselhos ficou pequena para acolher o público que participou nesta quarta-feira (15) do lançamento do Calendário Novembro Negro, promovido pelo Conselho Municipal de Promoção da Igualdade Racial – COMPIR. Estiveram presentes secretários municipais, representantes de Conselhos Municipais, da Univasf, da Uneb, do Naenda, Casa do Artesão, Samba de Velho, e o Afoxé Filhos de Zaze.
Mostra de Cinema Negro, Fóruns, debates, palestras, exposições, festival de arte e educação, encontro de capoeirista, oficina e desfile de modelos negros são algumas das atividades que acontecerão durante o mês de novembro.
O Fórum de Diagnóstico para o Plano Municipal de Promoção e Igualdade Racial, promovido pela SEDIS, em parceira com o COMPIR e apoio da Secretaria de Cultura e Juventude, será realizado nos dias 6 e 7 de novembro.
Neide Tomás, presidente do COMPIR ressaltou a importância de um evento como esse que pela primeira vez contou com a participação das comunidades de religiões de matrizes africanas na elaboração do Calendário. “Foram seis meses de reuniões. Hoje o Conselho tem pluralidade de pensamento com representantes não só de povos de terreiro, mas também acolhe representantes da policia militar, dos capoeiristas, até mesmo um representante da comunidade quilombola de Barrinha da Conceição”, citou Neide
Tio Ze Bá fez a abertura musical, seguido da apresentação de jovens negros que participarão do desfile de modas durante a comemoração do Novembro Negro. Wiliane da Silva Gomes, 14 anos, Martha Gabrielle, 15, Lucas Vinicius, 16, João Vitor da Silva Alves, 16, Franciele Santos, 15, foram alguns dos jovens selecionados em 20 de setembro quando cerca de 70 adolescentes participaram de um concurso no Centro de Cultura João Gilberto. “Participar de um desfile com modelos negros é muito bom para fortalecer a auto estima do negro e mostrar ao povo que temos orgulho de nossa cor”, disse João Vitor.
Durante o desfile a beleza negra terá destaque através das roupas da estilista de Salvador, Mada Negrife. As jovens Franciele e Marta, declararam que o desfile vai mostrar que a cor da pele não pode influenciar políticas nem decisões e que todos tem direitos como qualquer cidadão.
A Secretária Célia Regina, representando o Prefeito Isaac Carvalho disse estar feliz por fazer parte de um governo que tem compromisso com as políticas públicas que contemplam as minorias. “Já lutávamos pelas minorias e agora que assumimos um governo temos obrigação de criar mecanismos para combater a discriminação racial e social. Hoje a sociedade civil é parceira da gestão municipal quando através dos Conselhos reconhece o seu papel de controle social. Na Sedis temos dez Conselhos Municipais, controlando, supervisionando e contribuindo para o bem desempenho de nosso papel”, concluiu a secretária.
Fonte: ASCOM Casa dos Conselhos/PMJ
Florisvaldo da Silva Rosa, secretário do Conselho e representante do Afoxé Filhos de Zaze, relatou o árduo caminho trilhado desde 2013 para chegar a ter espaço nas discussões. “Fomos a todos os terreiros, fizemos um banco de dados das casas com endereço, contatos. É uma grande conquista estar participando deste calendário onde vamos discutir com outros segmentos da sociedade”, disse Florisvaldo da Silva. O Afoxé Filhos de Zaze encerrou o evento envolvendo os participantes com o toque do agogô e muito ijexá.