Ante o fato de nenhum representante do governo municipal sequer ter aparecido para ouvir as reivindições dos moradores de Izacolândia, que pararam a BR-428 na última sexta-feira(05), gerando um grande congestionamento por mais de 8 horas de duração, a população promete continuar os protestos, articulando a vinda dos moradores à Prefeitura de Petrolina. Para o reforço na luta, segundo informações da liderança do movimento, a comunidade vai solicitar um encontro com lideranças do movimento “O VALE ACORDOU” para apoiar populares que vêm de Izacolandia.
As reivindicações do povo de Izacolândia são melhorias principalmente na Saúde, pois só há 1 médico para atender a população de 8 mil moradores. Também faz parte da pauta de luta a Criação do Distrito em regime de prioridade dentre outros vários itens (ver documento).
Os moradores se dizem frustrados, com o que chamaram de ” falta de respeito com a sociedade civil daquela comunidade o prefeito ter ignorado o movimento”.
Os moradores pedem, inclusive, que o Ministério Público ou algum poder que tiver poder jurídico para atuar sobre o que chamam de ” desmando do poder publico com relação à atuação na comunidade, pois sabe-se que o dinheiro para aplicação na saúde pública vem de acordo com quantitativo populacional de todo município, baseado em senso demográfico pela qual calcula-se a cota de recursos para os municipios”.
“Izacolandia é desassistida desses recursos, principalmente na saúde, pois a AME local não tem sequer medicamentos básicos ou condições de trabalhos- por isso se pergunta para onde vai o dinheiro do povo?”
(BLOG FOLHA)