O município de Canudos sediou na semana passada o encontro de lideranças de comunidades de Fundo de Pasto, o qual foi realizado pela Articulação Regional de Fundo de Pasto – CUC e Irpaa. O evento acontece periodicamente e proporciona a troca de informações sobre acontecimentos nas comunidades. Além disso é um momento de estudos e aprofundamentos de questões que são importantes para as famílias destas comunidades, a exemplo da certificação das comunidades tradicionais de Fundo de Pasto e da regularização fundiária.
Neste encontro, foi feito um estudo sobre a importância do papel das lideranças na sociedade. O debate foi bem participativo e subsidiado por apresentações que abordaram a importância da organização social das comunidades e o papel das/dos líderes, trazendo exemplos de líderes que entraram para história do país e do mundo.
O participante Lúcio Conceição Santos, da comunidade de Barriguda, destacou a temática como de suma importância para as famílias. Ele sugere que esses momentos de debates sejam feitos nas comunidades de Fundos ou Fechos de Pasto, envolvendo todos os membros das comunidades. Com a organização social e preparo de lideranças, as comunidades conseguem se fortalecer cada vez mais.
A organização social das comunidades é necessária, inclusive porque a Lei estadual 12.910/2013 prevê a data de 31 de dezembro de 2018 como limite para que as comunidades de Fundos ou Fechos de Pastos possam solicitar o certificado de reconhecimento e a regularização das terras coletivas (territórios), o que deve ser feito junto ao Estado da Bahia, através da Secretaria de Promoção da Igualdade Racial (Sepromi) e Coordenação de Desenvolvimento Agrário – CDA.
Texto e Fotos: Eixo Terra
Revisão: Comunicação Irpaa