Produtores familiares de Abaré, no norte da Bahia, estão agora equipados para reforçar a alimentação de seus rebanhos, e também para impulsionar sua produção em horticultura. Eles receberam da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) máquinas de trituração e ensilagem, adquiridas com recursos de emenda parlamentar, e quatro kits de irrigação, fornecidos no âmbito do Plano Brasil sem Miséria.
Os equipamentos foram doados à Associação dos Produtores Rurais da localidade de Boqueirão, cuja sede fica na comunidade de Fazenda Boqueirão, na zona rural de Abaré. A entidade reúne cerca de 36 associados cadastrados e, de acordo com o presidente Francisco de Assis Jericó, também atende famílias das regiões circunvizinhas.
A Associação avalia que entre 60 e 70 famílias serão beneficiadas pela ensiladeira. O equipamento será usado para triturar e ensilar capim, palma, folha de caatingueira e algaroba que, juntos com o farelo de milho, servirão para alimentar as criações neste período de estiagem. A máquina é composta por um motor diesel, um módulo triturador/picador e outro forrageiro – todos montados em uma base de acoplamento. O investimento foi de cerca de R$ 7,7 mil.
Além da máquina para preparação de alimento para os rebanhos, o superintendente da Codevasf em Juazeiro, Emanoel Lima, entregou à entidade de produtores rurais quatro kits de irrigação, cujo objetivo é melhorar a qualidade da alimentação das famílias locais. Os equipamentos foram adquiridos com recursos do Plano Brasil sem Miséria, do governo federal, e serão usados para a implantação de hortas comunitárias.
Entre as vantagens destes kits estão o expressivo aumento da produtividade, com economia de água devido ao uso do sistema de gotejamento; a facilidade de montagem; o fato de ser dispensado o uso de energia elétrica; e a possibilidade de ampliação, com a instalação de kits semelhantes. Nos próximos dias, uma equipe da Codevasf proverá treinamento aos beneficiários sobre o uso dos kits.
Alternativa de renda
Para a dona de casa Josiane Barbosa dos Santos, que mora com o marido e uma filha pequena e recebe o benefício do programa Bolsa Família, do governo federal, a implantação de uma horta pode melhorar não só a saúde da sua família, mas também pode criar uma alternativa de renda, com a venda de hortaliças.
“São ações como esta que dignificam nosso trabalho. Não estamos aqui fazendo um favor, mas sim cumprindo com nossa obrigação, que é servir e cuidar de nosso povo, e trazer para ele o que ele precisa e o que é de seu direito”, disse o superintendente regional da Codevasf, Emanoel Silva, durante a entrega dos equipamentos.
Mais informações: http://www.codevasf.gov.br
Contato: Assessoria de Comunicação e Promoção Institucional da Codevasf