Comunitários procuraram a imprensa na última quinta feira (07), para divulgar abaixo assinado contra a privatização de órgãos públicos municipais de Juazeiro. Com um total de dez mil assinaturas os comunitários pretendem promover ação no Ministério Público Federal para a anulação do projeto de lei 2917, da Lei Complementar de nº 007 de 25 de outubro de 2011, que visa privatizar o SAAE, Mercado do Produtor, Mercados Municipais, Orlas e Terminais de Transporte.
Desde 2011, ainda no seu primeiro mandato, o Prefeito de Juazeiro Isaac Carvalho (PCdoB), tentava aprovar o projeto de lei, que pretende abrir processo licitatório para órgãos públicos da cidade, mas a tentativa foi frustrada pelos vereadores da oposição. Só em dezembro de 2012 o projeto foi aprovado na casa Aprígio Duarte Filho.
Segundo o fundador da Federação das Associações do município Davi Lima de Souza (65), a privatização destes órgãos vai trazer impactos negativos para os juazeirenses como o aumento de custos dos serviços envolvidos. Davi Lima, alerta ainda para os exemplos de privatização que segundo ele não deram certo, como a antiga TeleBahia e a Coelba, afirma.
Para a comunitária do bairro Alto da Aliança Helena Souza de Oliveira, privatizar os órgãos públicos trará prejuízo os trabalhadores. “Como vai ficar a vidas das pessoas que trabalham no mercado do produtor e não chegam a ganhar um salário mínimo por mês?” Questiona.
Em virtude do recesso dos vereadores, a casa Aprígio Duarte Filho não pode se pronunciar na matéria.
Das dez mil assinaturas necessárias para dar seguimento ao processo, os organizadores do abaixo assinado têm cerca de mil assinaturas apenas. O abaixo assinado está disponível nas associações de moradores dos bairros.
Texto e foto: Raryana Wenethya