Vereador Manoel da Acosap diz que não apoiará Fernando Bezerra Coelho a nível municipal
As especulações em torno da provável candidatura do ministro da Integração Nacional, Fernando Bezerra Coelho (PSB), ao governo do Estado, no ano que vem, continuam borbulhando nos bastidores e causando polêmica entre políticos da mesma filiação partidária. Segundo informações, o Ministro que já não se veria mais no PSB, devido às críticas públicas recebidas de correligionário, pode entrar para a disputa pelo governo estadual.
Durante a sessão na Câmara de Vereadores de Petrolina na manhã de ontem (30), foi a vez do vereador Manoel da Acosap (PHS) manifestar seus ideais políticos para a imprensa local. Segundo o parlamentar, mesmo que Fernando Bezerra se filie ao PMDB e integre a base do atual prefeito de Petrolina, Julio Lossio (PMDB), ele não seguirá o ministro a nível municipal. “Se fosse pra apoiar Julio Lossio eu não teria saído do PMDB”, disse o vereador. “Eu já fui aliado de Julio Lossio e já votei nele. Eu não fui tratado como deveria porque o meu eleitorado foi excluído na época. Então de lá eu já saí e não volto mais”, concluiu o parlamentar.
Questionado algumas vezes sobre se mudaria de ideia caso o Ministro pedisse, o vereador deixou bem clara sua decisão e seu partido político. “Eu sou aliado do ministro, no PSB, ouça bem, o ministro é do PSB e eu sou do PHS. Se ele chegar para mim dizendo: ‘Manoel, temos que apoiar Julio Lossio para governador ou deputado’ ele sabe que não tem o um apoio”, esclareceu.
Sobre a candidatura de Fernando Bezerra Coelho e mudança de partido, ainda não existe confirmação. Contudo, algumas variantes ainda estariam sendo observadas pelo ministro já o mesmo ainda estaria esperando uma posição mais clara da Presidente Dilma (PT) sobre o apoio que receberá no embate eleitoral pernambucano. Segundo informações do Jornal Folha de SP, o socialista ainda não teria recebido todas as garantias que espera para ingressar na disputa, e esse seria o único ponto que o ainda mantém no PSB. O principal deles é o comprometimento pleno de que nenhuma hipótese possa lhe tirar o posto de candidato, independente do partido.
Sobre a Sessão
Estava previsto para a sessão, o Veto Parcial referente ao projeto de lei nº 012/2012 que desafeta e autoriza a concessão de direito real de uso de canais abertos existentes no Município de Petrolina. Na justificativa do veto o prefeito expõe que os dispositivos § 2º, do art. 2º e art. 3º do Projeto de Lei 012/2012 são inconstitucionais e ferem a harmonia e independência dos Poderes.
Desta forma, o Executivo Municipal solicitou à Câmara o veto ao projeto. “Observamos que foram realizadas diversas alterações na proposta originalmente encaminhada, algumas em total contrariedade aos preceitos estatuídos na Constituição da República Federativa do Brasil, bem como na Lei Orgânica Municipal”, diz o documento. Entretanto, ficou decidido na sessão que o texto do documento será modificado e, como nesta quinta-feira (2) não haverá expediente, a votação irá acontecer na próxima terça-feira (7).
Os canais em questão são das seguintes localidades: Avenida José de Sá Maniçoba (entre Hospital de Urgência e Traumas e Centro de Convenções); Avenida Darcy Ribeiro (final da Avenida José de Sá Maniçoba até a Av. Monsenhor Ângelo Sampaio), bairro Vila São Francisco; Avenida Monsenhor Ângelo Sampaio até o início do canal Alto Cheiroso, bairro São José; Avenida Monsenhor Ângelo Sampaio até a Cardoso de Sá, bairro São Jose; Loteamento Recife (rua 29); Pedro Raimundo (rua 28 a Rua 29); Jardim São Paulo (BR 407 até o Jardim São Paulo); e no Dom Malan (rua dos Lírios passando pela Orquídeas, Caminho do Sol, José Pessoa, Manoel Felix Borges até a Avenida João Barroso Galvão).
Retificação
Na edição da última sexta-feira (26), o Jornal Diário da Região publicou, equivocadamente, na matéria principal “Resposta à Altura”, o nome do vereador Ronaldo Silva, quando deveria ser do oposicionista Ronaldo Souza, conhecido por Ronaldo Cancão. A matéria tratava do pronunciamento do vereador Ronaldo Cancão se referindo às mulheres que já passaram pela Casa Plínio Amorim. Salientamos que o erro ocorreu apenas na capa do periódico, estando todo conteúdo (texto e fotos) publicado dentro do jornal de acordo com a verdade e normalidade. Pedimos desculpas ao vereador Ronaldo Silva pelo equívoco e acrescentamos sua fala na sessão da manhã de ontem (30) de que “jamais seria capaz de usar das palavras contra uma mulher”.