No último dia (21) do Congresso de Integração Acadêmica e Social, Coninta, realizado pela Faculdade São Francisco de Juazeiro (Fasj), as professoras Carla Daniela (UFRPE), Jordânia de Cassia (Fasj), Camila Alencar (IF Sertão) e o advogado Ricardo Lubarino promoveram uma mesa redonda para um debate caloroso com uma plateia de 300 estudantes, professores e pesquisadores das áreas de comunicação, administração, ciências contábeis e fisioterapia.
O tema central foi o meio ambiente, saúde e sustentabilidade: o São Francisco em foco. Como mediadora, a professora Teresa Leonel (UNEB/Fasj) iniciou o debate provocando os membros da mesa sobre a visita da presidente Dilma Rousseff a Cabrobó-PE, para participar da inauguração da estação de bombeamento do projeto de integração do Rio São Francisco. “Dilma diz que a integração do São Francisco será concluída até dezembro de 2016. O Velho Chico aguenta professores?”, provoca Leonel.
A professora Carla Daniela, que já trabalhou no projeto de transposição do Rio São Francisco, abre o debate dizendo que “do modo como o projeto foi tecnicamente estruturado poderia dizer que sim. No entanto, da forma como ele se apresenta na prática, não”.
Depois das explanações de cada debatedor sobre conceitos de sustentabilidade; degradação ambiental, efeito estufa e destinação do lixo, a polêmica voltou para o tema transposição do Velho Chico, ausência de políticas públicas que atendam à população ribeirinha e as consequências dessa intervenção.
Após o debate, os congressistas participaram das oficinas e palestras realizadas nas diversas salas da instituição. O evento foi encerrado com o resultado dos trabalhos apresentados pelos estudantes. A preservação do Rio São Francisco e a reciclagem de lixo foram os temas que nortearam os trabalhos premiados na categoria campanha. Todos os alunos são do curso de Publicidade e Propaganda da Fasj.
O primeiro lugar foi para a campanha Salve, salve São Francisco: #utilize #recicle #compartilhe de Lucas Paulo e Robson Rocha. O trabalho envolve a coleta de lixo eletrônico e o destino do material. A premiação foi uma bolsa de estudo na Cultura Inglesa mais o certificado de destaque em pesquisa e o troféu Coninta.
O segundo lugar ficou com a equipe de Samuel de Souza; Oséas Junior e Luan Tupiná com o tema Salve o futuro do Velho Chico. O trabalho foi realizado em redes sociais visando a conscientização da preservação do meio ambiente. E a terceira premiação foi o trabalho #lutandopelovale: uma campanha em prol do Velho Chico. A proposta é divulgar através da rede social Instagram fotos das áreas degradadas do Rio São Francisco. A equipe é composta por Humberto Gessinger, Vinícius Rafael, Bianca Brito e Beatriz Costa. Os alunos receberam certificados de destaque em pesquisa e troféu.
Estimular o debate sobre os impactos ambientais, a sustentabilidade e as novas políticas voltadas para esta área foi o objetivo geral do Coninta. O evento, que ocorreu entre os dias 19 e 21 de agosto, teve mais de 700 inscrições entre estudantes, pesquisadores, professores, profissionais da área e representantes de associações de produtos recicláveis.
Fonte: Ascom Fasj