Além da incômoda menstruação, a TPM causa efeitos colaterais que afetam milhares de mulheres das mais diversas idades – inchaço, pele acneica, ansiedade e dor nos seios estão entre as principais reclamações. Sem precisar que apelar para o uso de remédios, a solução destes problemas pode estar na alimentação antes, durante e depois do período menstrual.
Listamos os alimentos que mais trabalham a favor do organismo quando se está “naqueles dias”. Tome nota:
Retenção de líquidos
Abdômen inchado, pernas inchadas, sensação completa de mal estar. A retenção de líquidos é um dos sintomas mais odiados pelas mulheres, que podem pesar até 2kg a mais durante a TPM graças ao inchaço. Alimentos diuréticos como limão e abacaxi, somados à ingestão de pepinos, espinafre e hortelã (que tal um suco verde?) serão seus grandes aliados. Beber pelo menos dois litros de água ao dia e diminuir bruscamente o sal na alimentação também são dicas indispensáveis para este período.
Pele acneica
Vegetais de folhas escuras são ótimas fontes de vitamina A, indispensável para a saúde e hidratação da pele. Frutas como pêssego, mamão e laranja ajudam a diminuir a acne que surge pela oleosidade da pele graças à presença de pigmento amarelo. Para dar um boost na prevenção de espinhas, acrescente canela em pelo menos duas refeições do dia – por agir como um anti-inflamatório natural, ela estabiliza o açúcar do sangue (que, em níveis altos, pode levar a problemas na dermatológicos). As ostras, conhecidas pelo efeito afrodisíaco, também têm influência positiva na saúde da pele graças a seu alto índice de zinco.
Cólicas
Para quem quer fugir do uso de remédios, vale investir em chás e sopas quentes que, apesar de não possuírem efeito comprovado, ajudam a aquecer o corpo – um ótimo truque a ser combinado à bolsa de água quente posicionada no abdômen. O cálcio possui efeito comprovado contra as dores da cólica, então considere incluí-lo através de suplementos em sua dieta.
Ansiedade
Nozes, espinafre e ovos são ricos em ferro, e conseguem manter os hormônios em equilíbrio. As nozes também são ricas em ácidos graxos, que ajudam a diminuir a irritabilidade ao controlar os níveis de açucar no sangue.
Dor nos seios
Aqui, o segredo está no ômega-3: além de reduzir a inflamação dos seios, ajudam a controlar a ansiedade. Salmão e nozes são suas maiores fontes. Outra dica é acrescentar um pouco de abacate em uma fatia de pão integral, pois a vitamina E presente na fruta reduz as prostaglandinas que diminuem o inchaço – efeito semelhante ao da abóbora, que melhora o bem-estar por ser rica em zinco, magnésio e ômega-6.
Fonte: Revista Vogue