Conselho aprova parecer para regulamentar direito de resposta

O Conselho de Comunicação Social do Congresso Nacional aprovou nesta segunda-feira (5) relatório favorável ao projeto de lei (PLS 141/2011) que regulamenta o direito de resposta de quem se sente ofendido por reportagem publicada ou transmitida por veículo de comunicação. Devido ao caráter consultivo do conselho, o parecer aprovado serve de apoio e não se sobrepõe ao texto da proposta relativa ao tema que tramita no Senado.

O projeto de lei foi aprovado na Comissão de Constituição e Justiça do Senado em maio deste ano, sob a relatoria do senador Pedro Taques (PDT-MT). A proposta foi encaminhada para o plenário, mas ainda havia sido colocada na pauta de votações por depender do parecer do conselho.

Apesar de o direito de resposta ser um direito constitucional, o trâmite que deve ser feito não está regulamentado desde a revogação pelo Supremo Tribunal Federal da Lei de Imprensa, em 2009. O texto aprovado pelo conselho, no entanto, não altera as punições previstas no Código Penal para os casos de calúnia, injúria e difamação.

Pelo parecer do conselho, a Justiça passa a ter o prazo de três dias para decidir se o direito de resposta ou retificação deve ser concedido para aquele que considerar ter sido vítima de “matéria divulgada com fato errôneo ou inverídico”.

Caso a decisão conceda o direito, o veículo de comunicação tem até 60 dias para garantir a publicação da resposta do ofendido de forma gratuita e proporcional ao agravo.

Ofensa e informação inverídica

O relatório aprovado no Conselho alterou o parecer aprovado na CCJ, que estabelecia o direito de resposta para ofensa, mas sem especificar a necessidade de notícia inverídica. O texto do Conselho condiciona o direito de resposta aos dois requisitos. O relator da proposta no Conselho, Ronaldo Lemos, justificou a mudança na reunião.

“O direito de resposta é um elemento constitucional, está na Constituição, mas a preocupação era que ele fosse baseado em critérios objetivos. Ou seja, ofensas e fatos errôneos ou inverídicos, porque aí você tem um critério muito específico para ensejar o exercício do direito de resposta”, disse Ronaldo Lemos.

“Ofensa é um elemento subjetivo. Alguém pode se sentir ofendido mas outra pessoa com visão mais ampla pode estar dizendo que aquilo faz parte de um discurso ou da esfera pública de como a gente escreve ali”, completou.

Pelo texto, fica excluída a concessão do direito de resposta para comentários de usuários de internet. O parecer do conselho também retoma o ponto do projeto original – diferente do texto aprovado na CCJ – que exclui, por exemplo, a possibilidade do direito de resposta nos casos de crítica literária teatral, artística e científicas.

A exceção vale, ainda, para os casos em que se pretenda negar informações ou declarações baseadas em inquéritos, procedimentos ou processos administrativos e judiciais. “O que essa lei faz é não só dar contornos e delimitação de direito de resposta, como também tratar da questão do rito procedimental para que ele seja pleiteado”, disse Lemos.

O Conselho de Comunicação tem caráter consultivo – sem poder sobre projetos de lei no Legislativo –, e é composto por representantes da sociedade civil, como associações de jornalistas, veículos de comunicação e artistas. Em geral, se reúne para elaborar de estudos e recomendações aos parlamentares em assuntos ligados à liberdade de expressão.

Leave a Comment

Your email address will not be published.

Política Relevantes

Biden liga para Lula e confirma vinda ao Rio para Cúpula do G20

post-image

O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, conversou na tarde desta quinta-feira (7), por telefone, com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva. A ligação durou cerca de 30 minutos, informou o Palácio do Planalto. A iniciativa da conversa foi do norte-americano, que confirmou sua vinda para Cúpula de Líderes do G20, nos dias 18 e 19 deste mês, no Rio de Janeiro.

Ainda segundo o Planalto, Biden confirmou a decisão do governo americano de aderir à Aliança Global Contra a Fome e a Pobreza. Os dois trataram ainda da visita prevista do presidente Biden a Manaus, antes da cúpula, e acertaram a realização de reunião bilateral no Rio de Janeiro. Os detalhes da agenda no Amazonas não foram divulgados até o momento, mas a visita envolverá ações de enfrentamento às mudanças climáticas e proteção das florestas. 

Petrolina Política

Guilherme Coelho representará a fruticultura em assinatura de pacto que orientará sobre a contratação de beneficiários do Bolsa Família como safristas

post-image

A convite do presidente da Associação Brasileira de Produtores e Exportadores de Frutas (Abrafrutas), Guilherme Coelho, os ministros da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, do Trabalho e Emprego, Luiz Marinho e do Desenvolvimento Social, Assistência, Família e Combate à Fome, Wellington Dias, cumprirão agenda na cidade de Petrolina -PE no próximo dia 13 de novembro. A cidade foi escolhida para receber a cerimônia de participação do setor da fruticultura no Pacto Nacional do Trabalho Decente no Meio Rural.

O PACTO (Decreto nº 12.064, de 17 de junho de 2024 ) tem o objetivo promover e orientar sobre a possibilidade de contratação dos beneficiários do Bolsa Família como safristas. “O pacto será importante para que os beneficiários, cumprindo alguns requisitos, poderão  trabalhar como safristas na produção de frutas sem perder a renda oferecida pelo programa. Poderemos assim, amenizar os impactos causados…

Read More
Política Relevantes

Donald Trump é eleito presidente dos EUA

post-image

6 novembro 2024, 07:49 -03

Donald Trump é o vencedor das eleições presidenciais (acompanhe aqui nossa cobertura ao vivo) nos EUA se tornando o 47º presidente do país.

A vitória de Trump foi confirmada assim que os Estados de Wisconsin e Alasca divulgaram o resultado final da apuração dando ao republicano 13 cadeiras adicionais garantindo 279 assentos e maioria no Colégio Eleitoral.

Se antecipando à divulgação do resultado final, Donald Trump fez, na manhã de quarta-feira (06/11), discurso de agradecimento aos eleitores se declarando vencedor.

Falando em um centro de convenções na Flórida, Trump disse que era uma honra extraordinária receber do povo americano o poderoso mandato que lhe tornava o 47º presidente dos Estados Unidos, depois de já ter sido o 45º.

A vitória de Trump ficou mais…

Read More
Política Relevantes

Em 1º discurso após derrota, Kamala Harris defende transição pacífica e união nos EUA

post-image

A vice-presidente Kamala Harris discursou pela primeira vez, na tarde desta quarta-feira (6), após ser derrotada nas eleições presidenciais dos Estados Unidos. Ela defendeu uma transição pacífica de poder para a nova gestão de Donald Trump e pediu a união entre os norte-americanos. Assista na íntegra no vídeo acima.

Segundo projeções da Associated Press, Kamala deve conquistar 226 delegados no Colégio Eleitoral. Eram necessários 270 para vencer as eleições. Trump alcançou essa meta durante a manhã desta quarta.

Kamala iniciou o discurso agradecendo pela confiança do público. Ela também citou a própria família, o presidente Joe Biden e o vice dela na chapa, Tim Walz.

“Meu coração está pleno de gratidão pela confiança que vocês tiveram em mim. Está também cheio de amor pelo nosso país e pela vontade de seguir adiante”, disse.

Política Relevantes

Resultado das eleições definirá política externa dos Estados Unidos

post-image

Os reflexos da eleição que definirá, nesta terça-feira (5), quem será o futuro presidente dos Estados Unidos (EUA) vão muito além das fronteiras norte-americanas, tamanha influência que a maior potência militar do mundo tem no cenário externo.

Especialistas ouvidos pela Agência Brasil avaliam que tal influência não se restringe às atuais áreas de conflito na Europa e no Oriente Médio. Brasil, América Latina e China também aguardam ansiosamente o desfecho da disputa entre a democrata Kamala Harris, atual vice-presidente dos EUA, e o republicano Donald Trump, que presidiu o de 2017 a 2021, para traçar, de forma mais precisa, seus planos estratégicos na relação com o próximo governante norte-americano.

O pesquisador do Instituto Nacional de Estudos sobre os EUA (Ineu) e professor do Instituto de Relações Internacionais da Universidade de Brasília (UnB), Roberto Goulart Menezes, explica que,…

Read More
Política

Kamala e Trump disputam voto a voto até o fim, mostra pesquisa do New York Times

post-image

A democrata Kamala Harris parece ganhar força nos Estados decisivos da Georgia e Carolina do Norte enquanto o republicano Donald Trump mantém a liderança no Arizona, mostrou a última pesquisa The New York Times/Siena College, divulgada ontem.

Em todos os Estados-pêndulo, no entanto, a disputa permanece acirrada, como não se via há décadas nos Estados Unidos. Está tudo dentro da margem de erro, de 3,5 pontos percentuais. Isso significa que nem a democrata nem o republicano têm lideranças definitivas

Kamala aparece com ligeira vantagem em Nevada, Carolina do Norte e Wisconsin, e está um ponto à frente de Trump na Georgia. Ele, por sua vez, mantém a liderança no Arizona. Na Pensilvânia, Estado com maior número de delegados em disputa, e no Michigan, a democrata e o republicano estão empatados.

Kamala chegou a ter…

Read More
Política Relevantes

Elmar Nascimento desiste de candidatura e apoiará Hugo Motta na sucessão da Câmara

post-image

O deputado federal Elmar Nascimento (União Brasil-BA) desistiu de sua candidatura à presidência da Câmara dos Deputados. Segundo informações divulgadas pelo colunista Igor Gadelha, do portal Metrópoles, o parlamentar decidiu apoiar Hugo Motta, do Republicanos, na disputa pelo comando da Casa em 2025.

De acordo com a publicação, a decisão foi tomada por Elmar durante um jantar realizado na noite da quarta-feira (30), na casa do presidente nacional do União Brasil, Antonio Rueda, em Brasília, e deve ser anunciada nesta quinta-feira (31). Inclusive, Elmar já tinha sido comunicado por integrantes do União Brasil,  de que o partido havia decidido apoiar Hugo Motta.

Em troca do apoio ao candidato do Republicanos, o União Brasil deve ficar com a presidência da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ). O União Brasil também negocia com o Palácio do Planalto a nomeação…

Read More
Petrolina Política Relevantes

Aprovado projeto de lei que prevê o reajuste de salários do executivo do município de Petrolina

post-image

Foi aprovado por 14 votos favoráveis e nenhum contra, o projeto de lei que prevê o reajuste de salários do executivo do município de Petrolina, no Sertão de Pernambuco. Os debates sobre o novo reajuste foram iniciados no ano passado, e, nesta quinta-feira (21), o projeto de lei que dispõe sobre a fixação do subsídio para prefeito, vice-prefeito e secretários municipais foi a votação na Casa Vereador Plínio Amorim.

Foram quase oito anos sem reajustes nos salários do prefeito, vice e secretários. O último reajuste foi aprovado em 2016, quando o salário do prefeito passou de 15 mil para 18 mil reais. O do vice-prefeito aumentou de 12 mil para 14 mil reais. E os secretários passaram a receber 12 mil reais, 4 mil a mais.

Em percentual, o aumento que vai começar a vigorar em…

Read More