Durante o sábado,9, vários movimentos que desenvolvem ações para juventude se reuniram, na praça das sementeiras. Estiveram presentes o Levante Popular da Juventude, Zona Break, Grupo de Capoeira Bando Maré Mansa, JPT, MST, PJMP e Associação de moradores do Dom Avelar.
O encontro teve início com apresentação de capoeira angola e em seguida em círculo os jovens colocaram suas opiniões sobre a redução da maioridade penal e o efeito que isso pode causar nas diversas conquistas até hoje para as politicas para juventude a exemplo do Estatuto da Juventude recém-criado no Brasil. Para a jovem Jesuara Prado “Só quem quer a Redução da Maioridade Penal são as pessoas que nunca fizeram uma visita nos presídios e cadeias do Brasil pra ver de perto a atual situação”.
O encontro também contou com a participação do secretário-executivo de juventude de Petrolina, Robson Rocha na oportunidade o mesmo externou o que pensam os gestores de juventude das diversas cidades do Brasil.
O Encontro foi promovido pelo Conselho Municipal de Juventude de Petrolina, recém empossado, mas já com uma missão de promover a discussão levantada no momento por todos os grupos e movimentos sociais que militam nas causas juvenis. A proposta é levar em todos os cantos da cidade e esclarecer a população que ser a favor da redução da maioridade penal é um erro é um retrocesso constitucional. Para os conselheiros o debate é fundamental é impedir a morte da juventude e não é colocando a juventude na cadeia que vamos reduzir a violência no nosso país. O encontro encerrou com apresentação de hip hop do grupo Zona Break.
ASCOM PMP