A região do Vale do São Francisco a valorizar ainda mais a sua história de desenvolvimento, que desde a década de oitenta é conhecida em todo o mundo, pela potencialidade da agricultura irrigada. Mudou o perfil da economia, que hoje agrega desenvolvimento e valores também na construção civil e especialmente, também na especulação imobiliária.
Essa mudança é visível na valorização dos imóveis, tantos terrenos, novos empreendimentos, casas e apartamentos usados. No aspecto sócio econômico, novos segmentos com o surgimento de empreendimentos imobiliários para todas as classes, desde os mais luxuosos, como é o caso do Green Park, Alphaville, projetados em áreas mais afastadas, seguindo a tendência dos grandes centros. Também imóveis para a classe média e também os empreendimentos populares construídos para a Minha Casa, Minha Vida. Petrolina hoje detém o maior programa habitacional, com nove mil casas contratadas.
Ao percorrer as ruas de todos os lados, raro não observar obras de edifícios sendo construído. Segundo profissionais e investidores da construção civil, o percentual de incremento do setor está entre quarenta e sessenta por cento, no último ano e a tendência é o aquecimento do mercado ainda mais, visto que hoje a oferta de imóveis para alugar não está atendendo a demanda das inúmeras pessoas que procuram às imobiliárias todos os dias. ”Estamos partindo com força total nos empreendimentos de médio porte, isto é, apartamentos para a classe média, pois é a necessidade maior hoje das pessoas que chegam à cidade para estudar”, destaca o corretor imobiliário, Tânia Oliveira. Segundo ela, nenhum empreendimento deixa de ser comercializado em sua totalidade ainda na planta, sendo concluída a obra com todos as unidades vendidas num curto espaço de tempo.
Hoje, com a construção do Petrolina Park Shopping, as áreas próximas ao novo centro de compras estão bastante valorizadas, no bairro Antônio Cassemiro e adjacências. O valor dos terrenos chegam a custar cerca cinco vezes mais, comparados ao período antes do empreendimento, que está previsto para ser inaugurado em 2015.
A procura para a compra e aluguel de imóveis também atinge principalmente a Orla, os bairros Park Jatobá, Maria Auxiliadora, Coliseu, Jardim Colonial, São José, entre outros.
Soraide Cavalcanti