Na última sexta-feira, cerca de 260 alunos da Educação Infantil e Ensino Fundamental de escolas públicas e privadas de Petrolina assistiram pela manhã na Biblioteca e à tarde na Escola Paes Barreto às apresentações de histórias sobre as lendas do São Francisco contadas pelos professores participantes do Curso Contando Histórias sobre Saberes e Fazeres – projeto aprovado pelo Fundo de Incentivo à Cultura do Estado de Pernambuco – Funcultura, com recurso advindo através do Governo do Estado por meio da Secretaria de Cultura de Pernambuco e Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco – Fundarpe.
Crianças de 5 a 11 anos puderam conhecer durante as apresentações lendas da nossa região como: a mãe d’água, nego d’água, história das pescarias, surubim-rei, carrancas, apresentação de poesias, entre outros. Participante do curso, a professora de Geografia para alunos do Ensino Fundamental II, Carla Viana, relata a importância de ter participado dessa iniciativa. “A minha disciplina interage muito com a História e isso é importante porque, por meio das técnicas apreendidas durante esse curso, pude colocar as teorias em prática e tive muitos resultados satisfatórios. Seria muito importante se esse curso continuasse, pois auxilia em técnicas positivas para quem atua em sala de aula”.
Outra professora, participante do curso, Natalícia Oliveira, atua com a disciplina de Artes e valoriza a importância do projeto. “Eu achava que sabia contar histórias e depois descobri que é muito mais do que ler o texto, é preciso ter movimento, tom de voz, figurino e encenação. E isso é sensacional porque envolve ainda mais o aluno. E com relação à contação sobre histórias locais, é de fundamental importância, pois as pessoas daqui não sabem sobre essas lendas”, conta. A estudante Laísa Rebeca, 9 anos, assistiu às apresentações e afirma ter gostado do que viu. “Consegui aprender as histórias sobre o Rio e sobre o homem que é o nego d’água e que existe mesmo morando lá no Rio”.
A mentora do projeto, Roberta Duarte, faz a sua avaliação sobre as apresentações. “O resultado superou as expectativas, pois a aceitação foi imediata e o público conseguiu compreender a importância das lendas locais. O nosso maior objetivo de incentivar a leitura foi alcançado e, por isso, há a possibilidade de reavaliar esse projeto para encaminhar outra proposta ao Funcultura e buscar aprovação para a realização de mais uma edição do curso, com as devidas adaptações. Mas, acredito que essa iniciativa deixou a todos nós envolvidos muito satisfeitos com os resultados”.