A convite do deputado João Daniel, o Chefe-Geral da Embrapa Semiárido, Natoniel Franklin de Melo, fará palestra em Audiência Pública promovida pela Assembleia Legislativa do Estado de Sergipe, sobre “Adaptação, desafios e perspectivas da seca no Semiárido”. O pesquisador fala para dirigentes de órgãos públicos, de secretarias de agricultura dos municípios atingidos pela seca, equipes de assistência técnica e de organizações não governamentais. O Chefe-Geral da Embrapa Tabuleiros Costeiros, Edson Diogo Tavares, também participa do evento.
O parlamentar sergipano destaca que a presença dos representantes da empresa de pesquisa na audiência é de “extrema importância” pelo “vasto conhecimento teórico e técnico” na abordagem de aspectos que são relevantes à produção agrícola dos pequenos agricultores do estado.
Natoniel elogia a iniciativa da Assembleia. “Ela contribui para que o fenômeno climático seja melhor compreendido, as alternativas tecnológicas adquiram maior efetividade nas políticas públicas e a seca deixe de constituir um tema de permanente ações emergenciais”.
De acordo com ele, as secas são fenômenos continuamente recorrentes no Semiárido. Esses períodos, portanto, deveriam ser considerados por produtores e pelas políticas públicas, em seus programas de longo prazo, como mais um dos muitos fatores de produção.
No Estado de Sergipe, pesquisadores da Embrapa Semiárido desenvolvem ou adaptam tecnologias com o objetivo de produzir na própria propriedade o alimento necessário para manter os seus rebanhos no período de estiagem. Assim, os agricultores diminuem a dependência de insumos externos, como a ração.