Iniciam esta semana mais quatro oficinas do Programa Cooperjovem do Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo (Sescoop), intituladas Projetos Pedagógicos – Sequências Didáticas. A capacitação é direcionada a professores e gestores de escolas parceiras do Programa e conta com a instrutoria de Carmem Machado. As oficinas, que já se encontram na segunda rodada, possuem carga horária total de 32 horas e focam técnicas para a sistematização de ideias e elaboração de projetos.
O Cooperjovem trabalha com projetos que incentivam a prática da cooperação nas escolas e uma oficina específica contribui para melhorar o trabalho já existente. “Um dos desafios para os professores hoje é unir a realidade dos projetos ao currículo escolar do MEC, e a oficina está exatamente mostrando diferentes formas de trabalhar os conteúdos disciplinares e os projetos com os alunos”, afirma Madalena Nascimento, coordenadora do Programa Cooperjovem em Pernambuco e analista de Educação Profissional do Sescoop/PE.
As oficinas contemplam tanto a elaboração quanto a implementação de projetos pedagógicos, considerando a cooperação em sala de aula, no âmbito da transversalidade curricular, e também a relação entre escolas e comunidade. “Essa oportunidade incentiva o professor a trabalhar as dificuldades dos alunos no processo de aprendizagem e mostra diversas formas de utilizar as vivências dos estudantes como um instrumento”, frisou Madalena Nascimento.
A orientação auxiliará a sistematização de projetos já existentes para a busca de parceiros e também a participação em iniciativas de valorização do trabalho do docente, a exemplo do Prêmio Professor Cooperjovem. A primeira rodada de oficinas, realizada em maio deste ano, contou com 120 participantes dos municípios de Afogados da Ingazeira, Ingazeira e São José do Egito. A segunda rodada acontece nas cidades de Jatobá (17 e 18 de junho), Pesqueira (19/06) e Santa Cruz do Capibaribe (20/06).
O Cooperjovem é um programa nacional da área de promoção social do Sescoop que objetiva levar a prática da cooperação para escolas públicas com o apoio de cooperativas e secretarias de Educação. Implantado no Estado em 2004, o Programa abrange mais de 400 professores e beneficia mais de 12.000 alunos pernambucanos.