O Programa Água para Todos em Petrolina/PE que é executado pela Companha de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) 3ª Superintendência Regional, esclarece através de sua coordenação regional que já apreendeu a cisterna do programa que estava de forma irregular, localizada num supermercado da cidade, no bairro Areia Branca. O equipamento encontra-se na sede da 3ª SR em Petrolina.
A denúncia da irregularidade chegou até a equipe de fiscalização do programa que imediatamente recolheu o equipamento. Segundo a coordenação do Água para Todos na região, a cisterna pertencia a Paulo dos Santos Alencar, casado com Alzenir Moraes Rodrigues que residiam no Sítio Morrinhos, em Dormentes (Sertão do São Francisco).
O beneficiário preenchia todos os requisitos para integrar o programa, como residir na zona rural de um município do semiárido, possuir renda familiar per capta no limite estabelecido pelo programa que é de R$ 140,00, estar inscrito do CaDúnico e não ter sido beneficiado por outro programa de cisterna. Além de atender os critérios, Paulo Alencar assinou um documento quando do recebimento da cisterna que o proibia de vender, transferir ou fazer outro tipo de uso que não o previsto no programa.
O proprietário do supermercado informou à equipe de fiscalização da Codevasf, que teria comprado à cisterna ao beneficiário, portanto o beneficiário desobedeceu regras do programa. A Codevasf já avalia que medidas jurídicas serão tomadas a respeito do caso para que fatos semelhantes não voltem a ocorrer dentro do programa.
Fonte: ASCOM/CODEVASF/PETROLINA